Ano inicia difĂ­cil a restaurantes e bares de Manaus, diz Abrasel

O carnaval deu um fĂ´lego a boa parte das empresas com prejuĂ­zo em janeiro.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas*

 

Publicado em: 13/03/2024 Ă s 07:05 | Atualizado em: 13/03/2024 Ă s 07:05

Os bares e restaurantes de Manaus iniciaram o ano como terminaram 2023, com prejuĂ­zos no faturamento. Janeiro ampliou o prejuĂ­zo de dezembro de 20 para 30% das empresas. E o carnaval em fevereiro nĂ£o foi capaz de recuperar esse resultado negativo.

Isso Ă© o que apontou recente pesquisa divulgada pela Abrasel neste dia 12.

Conforme o estudo, janeiro foi difĂ­cil especialmente para os localizados em Ă¡reas com menor fluxo turĂ­stico. Desse modo, 30% das empresas relataram prejuĂ­zos, contra 20% que fecharam dezembro no vermelho. 

AlĂ©m disso, houve queda significativa de estabelecimentos que registraram lucro em janeiro, sendo de apenas 34%. 

Para chegar a esses nĂºmeros, a Abrasel consultou 91 empresĂ¡rios no Amazonas, de 19 a 26 de fevereiro.

Outro dado importante da pesquisa Ă© o que aponta que 67% dos bares e restaurantes do estado faturaram em janeiro menos do que em dezembro.

Cresceu o nĂºmero de empresas operando com prejuĂ­zo, Ă­ndice que bateu em 30%. Janeiro foi um mĂªs de fĂ©rias, com muitas pessoas saindo de Manaus, tanto para o interior quanto para fora do estado, e o fluxo de turistas, infelizmente, nĂ£o compensou esse dĂ©ficit, afirmou o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini. 

De acordo com ele, neste inĂ­cio de ano hĂ¡ muitas empresas com endividamento elevado e a queda no faturamento desequilibra o fluxo de caixa. “A conta fica negativa, nĂ£o tem jeito”. 

Leia mais

EmpresĂ¡rio Ă  espera de clientes em Manaus comove a web

Era uma vez um bar sem cliente em Manaus. Veja vĂ­deo!

Carnaval deu fĂ´lego

Zamperlini disse que o carnaval nĂ£o foi suficiente para equilibrar isso. “É preciso mais dinheiro girando na economia de Manaus e do Amazonas para isso”. 

Segundo a pesquisa, 85% dos bares e restaurantes abriram durante a folia de carnaval. E 43,5% das empresas disseram ter tido um aumento no faturamento em relaĂ§Ă£o ao carnaval de 2023, na mĂ©dia de 14%.

Todavia, 38% tiveram resultado negativo em relaĂ§Ă£o ao ano anterior.

*Com informações da Abrasel/AM.

Foto: Abrasel/divulgaĂ§Ă£o

Tags