Ano inicia difícil a restaurantes e bares de Manaus, diz Abrasel

O carnaval deu um fôlego a boa parte das empresas com prejuízo em janeiro.

Da Redação do BNC Amazonas*

 

Publicado em: 13/03/2024 às 07:05 | Atualizado em: 13/03/2024 às 07:05

Os bares e restaurantes de Manaus iniciaram o ano como terminaram 2023, com prejuízos no faturamento. Janeiro ampliou o prejuízo de dezembro de 20 para 30% das empresas. E o carnaval em fevereiro não foi capaz de recuperar esse resultado negativo.

Isso é o que apontou recente pesquisa divulgada pela Abrasel neste dia 12.

Conforme o estudo, janeiro foi difícil especialmente para os localizados em áreas com menor fluxo turístico. Desse modo, 30% das empresas relataram prejuízos, contra 20% que fecharam dezembro no vermelho. 

Além disso, houve queda significativa de estabelecimentos que registraram lucro em janeiro, sendo de apenas 34%. 

Para chegar a esses números, a Abrasel consultou 91 empresários no Amazonas, de 19 a 26 de fevereiro.

Outro dado importante da pesquisa é o que aponta que 67% dos bares e restaurantes do estado faturaram em janeiro menos do que em dezembro.

Cresceu o número de empresas operando com prejuízo, índice que bateu em 30%. Janeiro foi um mês de férias, com muitas pessoas saindo de Manaus, tanto para o interior quanto para fora do estado, e o fluxo de turistas, infelizmente, não compensou esse déficit, afirmou o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini. 

De acordo com ele, neste início de ano há muitas empresas com endividamento elevado e a queda no faturamento desequilibra o fluxo de caixa. “A conta fica negativa, não tem jeito”. 

Leia mais

Empresário à espera de clientes em Manaus comove a web

Era uma vez um bar sem cliente em Manaus. Veja vídeo!

Carnaval deu fôlego

Zamperlini disse que o carnaval não foi suficiente para equilibrar isso. “É preciso mais dinheiro girando na economia de Manaus e do Amazonas para isso”. 

Segundo a pesquisa, 85% dos bares e restaurantes abriram durante a folia de carnaval. E 43,5% das empresas disseram ter tido um aumento no faturamento em relação ao carnaval de 2023, na média de 14%.

Todavia, 38% tiveram resultado negativo em relação ao ano anterior.

*Com informações da Abrasel/AM.

Foto: Abrasel/divulgação

Tags