Garimpo ilegal: ANP apreende combustĂ­vel em Manacapuru

A ANP apreendeu mais de 780 mil litros de combustĂ­vel em Manacapuru, suspeitos de serem destinados ao garimpo ilegal. A operaĂ§Ă£o teve apoio de Ibama, Marinha, PM e Sefaz-AM.

AntĂ´nio Paulo, do BNC Amazonas em BrasĂ­lia

Escrito por Diamantino Junior

Publicado em: 21/02/2025 Ă s 19:08 | Atualizado em: 21/02/2025 Ă s 19:09

A AgĂªncia Nacional de PetrĂ³leo (ANP) divulgou nesta sexta-feira (21/2) os resultados de ações de fiscalizaĂ§Ă£o em 11 unidades da federaĂ§Ă£o, realizadas entre terça e quinta-feira desta semana – 17 a 20 de fevereiro.

Entre os estados, o Amazonas foi um dos que entraram no pente fino das fiscalizações da ANP. E a principal aĂ§Ă£o ocorreu no municĂ­pio de Manacapuru (a 84 quilĂ´metros da capital Manaus).

Assim, em Manacapuru, a AgĂªncia Nacional de PetrĂ³leo participou de uma força-tarefa com Ibama, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), PolĂ­cia Militar e Marinha.

Nessa operaĂ§Ă£o, foram fiscalizados dois postos flutuantes e trĂªs embarcações.

Dessa forma, uma das embarcações foi autuada por realizar o transporte de combustĂ­vel sem autorizaĂ§Ă£o da ANP.

Ainda foram apreendidos 645 mil litros de Ă³leo diesel B S10, 127 mil litros de Ă³leo diesel marĂ­timo e 12,2 mil litros de gasolina comum.

HĂ¡ indĂ­cios que esses combustĂ­veis seriam destinados ao garimpo ilegal.

Nos postos flutuantes, em Manacapuru, foi ainda realizada a coleta de duas amostras de diesel marĂ­timo para anĂ¡lise em laboratĂ³rio.

AlĂ©m do Amazonas, a ANP tambĂ©m realizou fiscalizações em SĂ£o Paulo, Bahia, Distrito Federal, GoiĂ¡s, Mato Grosso, Minas Gerais, ParanĂ¡, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

Principais infrações

Nessas ações, nos 10 estados e no Distrito Federal, os fiscais verificaram:

•           qualidade dos combustĂ­veis;

•           fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras;

•           adequaĂ§Ă£o dos equipamentos e dos instrumentos necessĂ¡rios ao correto manuseio dos produtos;

•           documentações de autorizaĂ§Ă£o de funcionamento das empresas;

•           documentações relativas Ă s movimentações dos combustĂ­veis.

No perĂ­odo, destacou-se operaĂ§Ă£o da ANP no estado de SĂ£o Paulo, que resultou na interdiĂ§Ă£o de trĂªs distribuidoras, como resultado da intensificaĂ§Ă£o do combate Ă  fraude de nĂ£o cumprimento do mandato do biodiesel.

Fiscalizações em 2025

De acordo com o painel dinĂ¢mico de fiscalizaĂ§Ă£o do abastecimento, da ANP, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2025, foram realizadas 18.575 fiscalizações, sendo 5.008 com infrações.

No caso do estado do Amazonas, nos dois primeiros meses do ano, a ANP realizou 618 fiscalizações, com 185 infrações.

Leia mais

OperaĂ§Ă£o Terra Viva combate garimpo ilegal e caça no Amazonas

Os estabelecimentos autuados pela ANP estĂ£o sujeitos a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. AlĂ©m de penas de suspensĂ£o e revogaĂ§Ă£o de sua autorizaĂ§Ă£o.

As sanções sĂ£o aplicadas somente apĂ³s processo administrativo, durante o qual o agente econĂ´mico tem direito Ă  ampla defesa e ao contraditĂ³rio, conforme definido em lei.

Fotos: divulgaĂ§Ă£o