Após 11 anos, Globo volta a transmitir festival dos bois de Parintins

Decisão saiu de reunião chamada pelo Governo do Amazonas nesta quinta. Confira os bastidores da polêmica.

Globo festival Parintins

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas  

Publicado em: 02/05/2024 às 20:49 | Atualizado em: 02/05/2024 às 22:36

Reunião realizada no fim da manhã desta quinta-feira, 2, na sede do Governo do Estado, pôs fim aos rumores sobre a volta da Rede Globo/TV Amazonas ao Festival Folclórico de Parintins.

A emissora vai transmitir a disputa dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

Essa foi a decisão principal da reunião, mas os detalhes desse acordo ainda não foram revelados pelas partes. Essas partes em questão são os bumbás, o governo (organizador do festival), a TV Amazonas e a TV A Crítica, que monopolizava a transmissão desde 2013.

Com a confirmação dessa negociação, os bois voltam às telas da maior rede de TV do país, ainda que o sinal seja gerado apenas para a região.

Isso, portanto, ocorrerá após 11 anos. A Globo/TV Amazonas já transmitiu o evento. Inicialmente, durante seis anos, de 1994 a 1999.

Leia mais

Globo dá novos sinais de que vai transmitir festival de Caprichoso e Garantido

Monopólio de década

Depois da Globo veio a TV A Crítica. Sob a bandeira da grade nacional da programação do SBT, a emissora amazonense transmitiu o festival de 2000 a 2007.

No ano seguinte, as diretorias dos bumbás encerraram esse contrato. A justificativa foi que o festival de Caprichoso e Garantido precisava ser melhor divulgado nacionalmente.

Ademais, a TV A Crítica, da Rede Calderaro de Comunicação, que possuía outros canais de televisão, rádios, jornal impresso e internet, sofria pressão do governo da época para perder o monopólio de transmissão.

E foi aí que entrou a TV Bandeirantes. A emissora paulista fez transmissões de 2008 e 2012.

Contudo, em 2013, eis que a TV A Crítica retoma o contrato do festival.

Naquele ano, três emissoras fizeram a transmissão: A Crítica, Tiradentes e Record News.

De lá para cá, por 11 anos, pois, a rede dos Calderaros monopoliza os direitos exclusivos das imagens geradas pelos bois e seus artistas na arena. E, de novo, não conseguiu nessa mais de uma década jogar o espetáculo em azul e vermelho para além dos muros do Amazonas.

Agora, por consequência disso, está em via de perder a hegemonia.

Leia mais

Fator cunhã

Depois da entrada da cunhã-poranga Isabelle Nogueira na casa do seu reality show BBB-24, a Globo passou a desejar o principal produto folclórico da cultura da região Norte do país.

O interesse, agressivo, foi demonstrado desde fevereiro, quando a cunhã ainda se firmava na casa.

Já no carnaval a Globo escancarou esse interesse no festival fazendo entrevistas, programas, reportagens e até incursões em Parintins.

Esse apetite aumentou, sobretudo, com a confirmação de Isabelle no BBB e sua passagem para a final do programa.

Paralelamente, a Globo também percebeu o aumento do interesse do Brasil pelo festival.

Agora, a dois meses da disputa de Caprichoso e Garantido no bumbódromo, as negociações e o tempo se afunilaram.

A Globo, de acordo com fontes do BNC Amazonas, gostaria de ter anunciado sua volta ao festival no último domingo, dia 28 de abril.

Todavia, a emissora teria resolvido esperar essa reunião de quinta-feira entre autoridades do Governo do Estado com os dirigentes dos bumbás.

Leia mais

A Crítica some, Globo triunfa em Parintins com Caprichoso e Garantido

E a TV A Crítica?

Pelas tratativas que teriam sido discutidas até aqui, portanto, a TV A Crítica não deve sair do evento. Contudo, perderá o monopólio e a exclusividade do direito de imagens da arena.

Arte: Gilmal