Arthur Neto abraça convocação de Bolsonaro para a Paulista
Atitude criticada pelos seus seguidores que o acusam de abandonar uma posição democrata para apoiar “golpista”.

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 14/02/2024 às 18:30 | Atualizado em: 15/02/2024 às 12:03
O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto passou a ser uma figura atuante nas redes sociais em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentar dar um golpe e abolir o Estado democrático de direito.
Em sua conta no X, o ex-senador reproduziu vídeo do ex-presidente convocando apoiadores para um ato em sua defesa no dia 25 deste mês, na avenida Paulista, em São Paulo.
A atitude do ex-prefeito, que diz que saiu do PSDB para apoiar Bolsonaro, foi muito criticada pelos seus seguidores, que o acusam de abandonar uma posição democrata para apoiar “golpista”.
Por sua vez, Virgílio Neto diz que Bolsonaro “fez bem em conclamar a população a realizar manifestação ordeira, pacífica, sem faixas, sem cartazes, sem agressões a pessoas e instituições”.
“Trata-se, portanto, de um ato limpo, produtivo, propositivo, visando a melhores momentos para o Brasil. Como diz o imortal Castro Alves, ‘a praça é do povo como o céu é do condor’”,
Para ele, a orientação é um “dever da cidadania, do espírito democrático e do desejo de união de todos os brasileiros, é uma obrigação daqueles que prezam por fortalecer, sempre mais a nossa democracia”.
O ex-tucano foi além:
“É um ato pela paz, pela liberdade e pelo desenvolvimento que o Brasil tanto merece. Até lá, então, brasileiras e brasileiros!”.
Leia mais
Estratégia
“Nesse evento eu quero me defender de todas as lacusações que têm sido imputadas a minha pessoa nos últimos meses”, diz o ex-presidente no vídeo.
A convocação da manifestação tem sido avaliada como ato de desespero de Bolsonaro contra uma iminente prisão por causa das provas já coletadas pela Polícia Federal nos casos das joias sauditas, uso paralelo da Abin e por armar um golpe de Estado.
Outros veem que Bolsonaro estaria forçando uma posição de vítima para acelerar uma prisão preventiva.
Foto:
Leia mais
Arthur Neto posta fake news e diz que Bolsonaro e Guedes criaram o Pix
Veja o vídeo:
Leia mais
Deputado lembra que Arthur Neto culpou Bolsonaro por mortes de covid no AM
Foto: divulgação/Secom