Eleição: só dois policiais em Atalaia do Norte faz MP-AM agir na convenção
Devido ao risco de conflitos e baixo efetivo policial, Ministério Público move ação para o Estado garantir a segurança no município.

Publicado em: 29/07/2024 às 17:06 | Atualizado em: 29/07/2024 às 17:10
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da promotoria de Atalaia do Norte, abriu ato para acompanhar as convenções partidárias previstas para 3 de agosto, às 16h.
A ação, de autoria do promotor Dimaikon Dellon Nascimento, quer garantia da ordem pela segurança pública do estado.
Conforme o promotor, é baixo o efetivo da segurança no município: só dois policiais militares de plantão.
Diante da possível participação massiva da população nas convenções em comícios, configurando propaganda eleitoral antecipada, a ação é motivada pela preocupação com a segurança pública.
Em reunião realizada em 24 de julho, Nascimento discutiu com as lideranças partidárias a possibilidade de alterar a data das convenções para garantir a ordem. No entanto, os dirigentes decidiram manter o cronograma original e se comprometeram a orientar os participantes a retornarem às suas residências e evitarem conflitos.
As convenções partidárias são para escolha dos candidatos, e a participação popular nesses eventos não deve caracterizá-los como comícios.
Como resultado, podem ser enquadradas como propaganda eleitoral antecipada se houver, por exemplo, pedido de voto.
Leia mais
Prefeito de Atalaia do Norte anuncia abono do Fundeb de quase R$ 12 mil
Dessa forma, o MP-AM pediu reforço ao policiamento e fez recomendação aos diretórios dos partidos para assegurar o cumprimento das normas eleitorais.
No dia do evento, a promotoria vai fiscalizar os atos partidários.
Preventivamente, o promotor alertou também os dirigentes dos partidos para que evitem convocações amplas à população e a não realizar atos fora das dependências informadas, como ocupações de logradouros e carreatas.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil