Autoridades sĂ£o cobradas pelo estupro coletivo de ianomĂ¢mi de 11 anos
A criança foi vĂtima de lesões corporais graves e estĂ¡ internada

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 21/12/2023 Ă s 14:45 | Atualizado em: 21/12/2023 Ă s 14:46
A Hutukara AssociaĂ§Ă£o Yanomami cobrou em nota neste dia 20 segurança e proteĂ§Ă£o a mulheres e crianças indĂgenas em Roraima. Na segunda (18), uma menina de 11 anos sofreu estupro de quatro homens, sendo dois adolescentes.
O caso aconteceu na Casa de SaĂºde IndĂgena Yanomami (Casai-Y), na capital Boa Vista. O local abriga indĂgenas fora de suas terras.
Identificados, os quatro homens foram levados Ă delegacia da PolĂcia Civil e presos e apreendidos em flagrante por estupro de vulnerĂ¡vel. A criança foi vĂtima de lesões corporais graves e estĂ¡ internada em hospital da cidade.
Antes de praticar o crime, os suspeitos embriagaram a garota.
Conforme o MinistĂ©rio da SaĂºde, responsĂ¡vel pela Casai-Y, um inquĂ©rito administrativo estĂ¡ apurando o caso.
Leia mais
Garimpeiros amarram e fazem crianças ianomĂ¢mis refĂ©ns em RR
ConsequĂªncias de quatro anos
As mazelas que atingem o povo ianomĂ¢mi, como a desorganizaĂ§Ă£o social, a perda do modo de vida originĂ¡rio, os relatos de abuso sexual, dependĂªncia quĂmica e violĂªncia, sĂ£o consequĂªncias do abandono e da invasĂ£o das terras por garimpeiros, traficantes e criminosos. Como resultado, os ianomĂ¢mis sofreram nos Ăºltimos quatro anos a grave crise humanitĂ¡ria que perdura atĂ© agora.
Entre as sugestões para amenizar esses problemas, a Hutukara sugere a construĂ§Ă£o de uma Casai apenas para mulheres.
Leia a nota
Foto: Fernando FrazĂ£o/AgĂªncia Brasil