Auxílio-alimentação de servidor do AM será só por cartão a partir de 2021

De acordo com o governo, essa forma de pagamento já era prevista desde que o benefício foi anunciado

Mariane Veiga

Publicado em: 11/07/2020 às 11:16 | Atualizado em: 11/07/2020 às 11:30

A partir do dia 1º de janeiro de 2021, todas as secretarias, órgãos e autarquias do Governo do Amazonas devem pagar o auxílio-alimentação dos servidores públicos estaduais por meio de cartão.

Conforme o Decreto 42.477, torna-se obrigatória a concessão do benefício via cartão. Atualmente, mais de 64 mil servidores da capital e do interior recebem o auxílio-alimentação.

De acordo com o governo, essa forma de pagamento já era prevista desde que o benefício foi anunciado, em janeiro de 2020 (Decreto 41.778).

A partir dessa data o auxílio passou a ser para todos os servidores em atividade nos órgãos do governo, com o valor de R$ 500.

Na ocasião, foi anunciado que, inicialmente, até a contratação da empresa e disponibilização do cartão, o pagamento seria feito em dinheiro, junto com o salário.

“Dezembro é a data-limite para que todos os contratos estejam assinados. Esse prazo, que se encerraria em julho de 2020, foi prorrogado pelo Governo do Estado para o final do ano por conta dos efeitos da pandemia”, disse Inês Simonetti, secretária de Administração e Gestão (Sead).

 

Leia mais

Servidores do governo de grupos de risco voltam à ativa dia 20 

 

Números do benefício

O Governo do Amazonas informou que são 51.139 servidores recebendo valores abaixo do estabelecido pelo Decreto 41.778; e outros 632 que não recebiam o benefício.

A medida não altera auxílios-alimentação com valores superiores a R$ 500. O benefício será disponibilizado por cartão individual e poderá ser utilizado em estabelecimentos da capital e do interior.

O servidor que acumule cargo ou emprego terá direito a um único auxílio-alimentação.

 

 

Foto: Divulgação