Axcell celebra Amazônia investindo em negócios da sociobioeconomia

Aceleradora já tem mais de 30 empresas e startups que buscam crescimento por meio de suas soluções inovadoras

Ferreira Gabriel

Publicado em: 09/09/2024 às 12:30 | Atualizado em: 09/09/2024 às 12:30

A Axcell, aceleradora de negócios no setor de sociobioeconomia, instalada em Manaus, celebrou o Dia da Amazônia, no 5 de setembro, reafirmando compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

No seu segundo ano de existência, a Axcell já tem mais de 30 empresas e startups que buscam crescimento por meio de suas soluções inovadoras que envolvem mentoria, networking e investimento.

No enfrentamento dos desafios amazônicos, a aceleradora atua com a premissa de que o meio ambiente deve ser preservado não só por preservar. É preciso mais, como buscar alternativas economicamente viáveis e sustentáveis para o desenvolvimento da região. 

Por exemplo, existem comunidades em extrema pobreza, onde apenas preservação ambiental não mudará a vida dos moradores. 

Dessa forma, uma solução possível é a capacitação de produtores e a oferta de oportunidades de inserção dessas comunidades e seus habitantes no mercado de trabalho.

Para tanto, a Axcell tem equipe de sócios experiente para transformar a Amazônia em um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável e, dessa maneira, criar alternativas econômicas à Zona Franca de Manaus (ZFM).

Ao mesmo tempo em que contribui para preservação do bioma amazônico, a entidade promove impacto positivo nas comunidades ribeirinhas.

“Nascemos para desenvolver e fomentar pequenos negócios, ideias inovadoras e empreendedores que criem produtos a partir da bioeconomia amazônica, sempre atuando com as tecnologias da floresta e promovendo o desenvolvimento do nosso bioma”, disse Matheus Faria, sócio da Axcell.

Leia mais

Amazônia: CBA discute em Manaus projetos de pesquisa e inovação 

“O mundo amazônico deve ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo”.

Professor Samuel Benchimol

Startups aceleradas

Warabu Chocolates

A Warabu nasceu da floresta e do sonho de levar o melhor chocolate com insumos amazônicos para o mundo. Criada em 2018 pelo chef e empresário Jorge Neves, tendo como objetivo criar um chocolate orgânico, sustentável, respeitando e valorizando as comunidades da floresta.

https://www.warabu.com.br/https://www.instagram.com/warabu.chocolate/

Café Apuí Agroflorestal

É o primeiro café agroflorestal sustentável da Amazônia brasileira. Com parcerias para a implantação de sistemas agroflorestais, e certificação orgânica, 100% do café é produzido pela agricultura familiar e comprado por valor justo.

https://www.cafeapui.com.br/https://www.instagram.com/cafeapui/

Fish Maria

Conquistar o mundo pelo tucupi, é a missão do Fish Maria, marca de produtos regionais amazônicos chefiada por Paulo Fortunato. Tucupi temperado, farofas, pimentas, geleias e melados são apenas uma parte do grande potencial futuro desta empresa.

https://www.instagram.com/fishmariaamazonia/

Biozer da Amazônia

A Biozer da Amazônia desenvolve alimentos funcionais e cosméticos naturais com ativos da biodiversidade amazônica. A empresa alia conhecimento tradicional e ciência para criar

produtos naturais e veganos. Atua de forma ética e transparente, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Amazonas.

https://simbiozeamazonica.com/https://www.instagram.com/biozeramazonia/

O futuro

“Nós vamos, no futuro, começar a colher os frutos dessa nova economia. Não podemos depender da ZFM para sempre. Precisamos dela e não podemos abrir mão dela. Sou defensor incondicional, mas precisamos começar a ter um plano B, e esse plano B precisa ser construído agora, por nós”, afirmou Átila Denys, fundador da Axcell.

A visão da Axcell para o futuro é clara: ser a referência em aceleração de negócios na Amazônia, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento socioeconômico da região.

A Axcell acredita que o caminho para essa nova economia já está sendo trilhado e que, apesar dos desafios, os frutos serão colhidos com resiliência e visão estratégica. 

A empresa se posiciona como um pilar de apoio para os novos empreendedores, encorajando-os a transformar dificuldades em oportunidades e a construir, juntos, um futuro próspero e sustentável, garantindo que as futuras gerações possam testemunhar o florescimento de uma economia verdadeiramente sustentável na Amazônia.

Para mais informações, visite o site.

Siga suas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/axcell.am/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/axcell-aceleradora-de-neg-cios/

Fotos: divulgação