Baixa da Xanda terá encontro de autores e leitores neste sábado, 9/3
Na foto, escritor Venício Garcia. Em Parintins, evento que começa às 16h discutirá formalização de entidade de escritores e abordará o Universo das Mulheres

Neuton Correa
Publicado em: 08/03/2024 às 20:16 | Atualizado em: 08/03/2024 às 20:16
A Comunidade de Leitores de Parintins (CLP), entidade que abriga autores, professores, leitores e artistas de distintas linguagens, reunirá seus membros e convidados na área de eventos do mercado Lindolfo Monteverde, na Baixa da Xanda, neste sábado, 9/3, a partir das 16h.
O objetivo do encontro é facilitar o diálogo entre autores e leitores, por meio da apresentação de obras importantes e necessárias à formação crítica e cidadã da comunidade.
Também está na pauta a formalização jurídica de uma entidade representativa de escritores comprometidos com a divulgação da produção intelectual nas escolas e atividades culturais do País.
“Queremos somar forças com as instituições que valorizam as culturas amazônicas”, justifica o escritor Venício Garcia, autor do livro Poesia de Beiradão (Editora Valer), que será apresentado no evento.
Tema
O tema da reunião será o Universo das Mulheres, com foco no conteúdo das obras escritas por mulheres, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
O professor Flávio Guimarães Vidigal, coordenador do encontro, confirmou a apresentação do livro Imaginário da Floresta: Lendas e Histórias da Amazônia, da escritora Vera do Val, pela professora France Teixeira.
Com o livro Histórias do Rio Negro (Martins Fontes), Vera do Val conquistou Prêmio Jabuti 2008 (categoria conto e crônica), o mais importante certame da literatura brasileira. O prêmio é organizado e realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Venício Guimarães, por sua vez, abordará o livro Ensaios de Rebeldia (Editora Ilha), da escritora parintinense Fátima Guedes, educadora e militante da causa feminista.
“A ideia é compartilharmos experiências e reflexões sobre a escritura das mulheres e seus temas”, comenta Garcia.
Guimarães dialogará com os presentes a partir do livro Cactos e tubarões (Editora Penalux), da escritora manauara Mayanna Velame.
“Trata-se de uma amizade que cultivo nas redes sociais. Ela em bons trabalhos publicado nos diversos sites literários do Sul do País”, afirma Guimarães.
Baixa da Xanda
O mercado Lindolfo Monteverde, inaugurado pela Prefeitura de Parintins no ano passado, é uma homenagem ao homônimo fundador do boi-bumbá Garantido.
Está localizado na Baixa da Xanda, com fundo para o rio Amazonas, e atende a eventos culturais, como shows, exposições e reuniões abertas ao público.
O espaço está localizado na Baixa da Xanda, denominada assim em deferência à mãe de Lindolfo Marinho da Silva Monteverde, Alexandrina Monteverde.
A Baixa da Xanda é o berço de fundação do Garantido, ocorrida em 1913, segundos os descendentes de Lindolfo.
Tornou-se conhecida pelas toadas que exaltam o antigo curral do Garantido, hoje localizado na Cidade Garantido, na estrada Odovaldo Novo.
O criador do Bumbá da Baixa, versador e poeta, morreu em 1979.