O boi Caprichoso é da Praça 14?

A resposta estava na ponta da língua, do presidente do Conselho de Artes do boi da Francesa, Erick Nakanome

Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas em Parintins

Publicado em: 28/06/2024 às 08:40 | Atualizado em: 28/06/2024 às 08:40

Um jornalista de Manaus, morador do bairro Praça 14 de Manaus, foi o responsável pela pergunta que dá título a esta matéria.

O cenário era o mais improvável, uma coletiva de imprensa do boi Caprichoso, nas dependências do curral Zeca Xibelão, em Parintins.

Por alguns segundos um silêncio sepulcral cobriu o lugar com a presença de toda diretoria, conselho de Artes e itens oficiais do boi da Francesa.

Seria uma pergunta proibida? Ou constrangedora? Até porque, os torcedores do boi Contrário utilizam dessa história para provocar o Caprichoso. De que não tem fundador e não foi criado em Parintins, mas na capital amazonense.

Mas ante a toda essa situação a parecer temerosa para muitos, estava Erick Nakanome, presidente do conselho de Artes, preparado e com a resposta certa na ponta da língua.

De acordo com ele, o Caprichoso passou por vários donos, a começar por seu fundador, Roque Cid, e que o nome foi inspirado sim, no mesmo Caprichoso do quilombo urbano da Praça 14.

Mas tratam-se de bois diferentes, no entanto, ainda que a realidade esteja posta, a rivalidade sempre estará além disso.

Leia mais

Caprichoso leva para arena um boi de raízes, luta e resistência

Foto: Boi Caprichoso