Bolsonaro põe Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

Militares atuarão de 11 de maio a 10 de junho na Amazônia Legal para combater o desmatamento ilegal e focos de incêndio

Ferreira Gabriel

Publicado em: 07/05/2020 às 11:38 | Atualizado em: 07/05/2020 às 11:43

O presidente Jair Bolsonaro autorizou a atuação das Forças Armadas, em operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Esta para o combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio. Sobretudo na Amazônia Legal. A partir disso, o decreto foi publicado hoje, dia 7, no Diário Oficial da União.

Conforme os comandos, os militares atuarão no período de 11 de maio a 10 de junho. Principalmente em ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira. Bem como terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da região.

As ações ocorrerão de forma articulada com os órgãos de segurança pública. Assim como as instituições públicas de proteção ambiental.

Ação estendida

A atuação poderá ainda ser estendida a outras áreas a pedido dos governadores.

A Amazônia Legal engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de GLO das Forças Armadas ocorrem por tempo limitado nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi maior nos primeiros meses de 2020, em relação ao ano passado.

Em março, por exemplo, as áreas em alerta saíram de 251,42 km² em 2019 para 326,49 km² no mesmo mês deste ano.

Fonte: Agência Brasil

 

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

Leia mais

Ação do PRTB, partido de Mourão, para cassar Wilson repercute mal