Brasil tem 29 fábricas de veículos paradas no auge da pandemia

O agravamento da pandemia levou à paralisação total ou parcial de 13 das 23 montadoras de automóveis do país, que somam 29 fábricas paradas, de um total de 58

brasil, fabricas, veiculos, pandemia

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 04/04/2021 às 16:22 | Atualizado em: 04/04/2021 às 16:42

O Brasil encontra-se com seu parque industrial de fábricas de veículos prejudicado e com 29 delas paralisadas. O cenário faz parte de uma crise considerada “sem precedentes” no fornecimento de componentes.

Aliado a isso há, também, a queda da demanda no mercado interno com o agravamento da pandemia do coronavírus (covid-190.

Esse quadro levou à paralisação total ou parcial de 13 das 23 montadoras de automóveis do país, que somam 29 fábricas paradas, de um total de 58.

Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e publicados pelo G1

Essa não é a primeira vez que parte da indústria interrompe atividades no Brasil este ano.

Zona Franca de Manaus 

Entre janeiro e fevereiro, durante a crise de falta de oxigênio em Manaus, ao menos quatro fabricantes de motocicletas da Zona Franca paralisaram temporariamente a produção, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

Outras indústrias da região tiveram que reduzir turnos devido ao toque de recolher imposto para conter a proliferação do vírus no estado do Amazonas.

Foto: divulgação