Bumbás recuam: amo do boi pode, sim, fazer provocação
Veto às provocações engessaria o espetáculo do amo do boi na arena e já estava frustrando a torcida, que vive da rivalidade

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 30/04/2024 às 07:51 | Atualizado em: 30/04/2024 às 07:51
Os dirigentes de Garantido e Caprichoso vão colocar fim à polêmica do item amo do boi criada por eles na semana passada.
As agremiações vão refazer as mudanças que promoveram no regulamento da festa e que renderam a discussão sobre o julgamento desse espetáculo na arena do Bumbódromo.
Situando o leitor
No dia 25, portanto há cinco dias, os bumbás publicaram a reforma do regulamento do Festival Folclórico de Parintins. Ela trazia mudança no artigo 55, parágrafo segundo, do capítulo 8, que trata de situações passíveis de penalidades.
Então, eles escreveram assim: “Será penalizado o Boi-Bumbá que através do seu item Apresentador e/ou Amo do Boi, elogiar, ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o Boi-Bumbá adversário ou seus itens”.
Punição aos preconceitos
Na verdade, o alvo eram os amos, que historicamente sempre se alfinetaram e já cambaram para baixaria, misoginia, homofobia, racismo e outras situações condenáveis.
Mas os bumbás erraram na mão. Ao invés de vetar as ofensas, engessaram um elemento histórico e vital para o sucesso de Garantido e Caprichoso: as provocações.
Fizeram isso quando redigiram a palavra “provocar” como causa de perda de pontos.
Volta atrás
Ontem, porém, os bois rediscutiram o assunto. Hoje, eles devem anunciar a nova redação deste parágrafo.
Fotos: BNC