Centro e demais bairros da zona sul, a base do coronavírus em Manaus

Levantamento aponta incidência do coronavírus em grupos de 100 mil habitantes nos bairros de Manaus

Centro Isolamento social no Brasil cai para 20% e número de mortes é recorde

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 14/06/2020 às 10:41 | Atualizado em: 14/06/2020 às 10:41

Dos 62 municípios do Amazonas, a capital concentra cerca de 40% dos casos confirmados oficialmente de coronavírus (covid-19). De 56 mil pessoas contaminadas até esta data, 23 mil são moradores de Manaus.

De acordo com a saúde do Governo do Estado, o vírus é mais incidente sobre o centro da capital, região da zona sul. Como resultado, tem, proporcionalmente, quase 11 mil infectados para grupo de 100 mil habitantes.

Essa forma de cálculo, proporcional, é para nivelar o volume populacional dos 63 bairros oficiais. Assim sendo, uma comunidade com mais moradores não fica prejudicada na mensuração da incidência do coronavírus.

Portanto, somado o resultado do centro ao de apenas mais quatro dos 18 bairros, a zona sul responde por cerca de 35 mil contagiados/100 mil habitantes. Esses bairros são Morro da Liberdade, São Francisco, Santa Luzia e Distrito Industrial.

Em outras palavras, significa que a zona sul, a mais povoada de Manaus, tem 35% de todos os casos da capital.

Dessa maneira, superando até o somatório das zonas leste e norte. Juntas, estas representam a metade da população de Manaus, de 2,1 milhões de habitantes.

 

Leia mais

Amazonas chega aos 56 mil casos de coronavírus, e 2.465 mortes

Pesquisa aponta impacto do coronavírus nas famílias em Manaus

 

Porto, feira e comércio, fortes atrativos

Área da cidade com o maior movimento comercial, o centro recebeu intensa movimentação popular com a liberação gradual das atividades desde o dia 1º deste mês. Amanhã (15) ocorre o início do segundo ciclo de autorização para funcionamento de serviços essenciais, entre os quais restaurantes e lojas de diversos setores comerciais.

Além disso, é na região central que estão a maior feira da cidade, a Manaus Moderna, e o porto de embarcações regionais e de carga e descarga de abastecimento do interior do estado. As viagens de passageiros ainda permanecem restritas.

Confira no G1/AM, em matéria de Patrick Marques, como o coronavírus se distribui nos demais bairros de Manaus.

 

Foto: BNC Amazonas