Chefe da delegaĂ§Ă£o do agronegĂ³cio defende produtor rural na COP-26
Muni Lourenço enfatizou a importĂ¢ncia do Plano ABC que mitigou 170 milhões de toneladas de diĂ³xido de carbono equivalente em uma Ă¡rea de 52 milhões de hectares, sendo 46,5% superior Ă meta prevista

Publicado em: 09/11/2021 Ă s 11:49 | Atualizado em: 09/11/2021 Ă s 12:26
O vice-presidente da ConfederaĂ§Ă£o Nacional da Agricultura e presidente da FederaĂ§Ă£o da Agricultura do Amazonas, Muni Lourenço, surpreendeu ambientalistas na defesa do agronegĂ³cio sustentĂ¡vel.
Como chefe da delegaĂ§Ă£o da CNA na ConferĂªncia das Nações Unidas para Mudanças ClimĂ¡ticas (COP-26) em Glasgow, EscĂ³cia, ele defendeu o agronegocio brasileiro no painel “PecuĂ¡ria sustentĂ¡vel”, neste dia 8.
“Com as tecnologias de baixa emissĂ£o de carbono, a pecuĂ¡ria no Brasil tem permitido a reduĂ§Ă£o da Ă¡rea de pastagens e aumentado o nĂºmero de animais por hectare, alĂ©m de dar oportunidade para o avanço dos sistemas integrados como a integraĂ§Ă£o lavoura- pecuĂ¡ria-floresta e a reduĂ§Ă£o dos gases do efeito estufa”.
Lourenço enfatizou a importĂ¢ncia do Plano ABC que mitigou 170 milhões de toneladas de diĂ³xido de carbono equivalente em uma Ă¡rea de 52 milhões de hectares, sendo 46,5% superior Ă meta prevista.
“Os resultados do ABC mostram o esforço do pecuarista e o cumprimento com a agenda das mudanças climĂ¡ticas e a eficiĂªncia produtiva da pecuĂ¡ria brasileira. Acreditamos que a adoĂ§Ă£o dessas tecnologias serĂ¡ acelerada com a aprovaĂ§Ă£o dos fundos de financiamento que estĂ£o sendo discutidos na COP-26”.
Lourenço disse ainda que iniciativas promovidas pelo sistema CNA/Senar como os projetos Paisagens Rurais e ABC Cerrado incentivam os produtores rurais a aplicarem as tecnologias de baixa emissĂ£o de carbono.
Especificamente sobre o bioma amazĂ´nico, ele tem frisado que o Amazonas tem 97% de seu territĂ³rio preservado e que as medidas adotadas para mitigar as mudanças climĂ¡ticas na AmazĂ´nia sĂ£o adotadas, em respeito ao CĂ³digo Florestal brasileiro, um dos mais rĂgidos do planeta.
Leia mais
Governo do Amazonas participa da COP-26, na EscĂ³cia
Foto: DivulgaĂ§Ă£o