Cineasta amazonense leva prêmio de melhor filme 2022 da APCA
“Segredos do Putumayo” é um documentário que narra investigações de um cônsul britânico sobre escravização e assassinato de indígenas na Amazônia

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 07/02/2023 às 20:23 | Atualizado em: 07/02/2023 às 20:23
O cineasta amazonense Aurélio Michiles foi o grande vencedor do prêmio APCA, um dos mais renomados do país. A Associação Paulista de Críticos de Arte consagrou “Segredos do Putumayo” melhor filme de 2022.
“Segredos do Putumayo” é um documentário que narra as investigações do ativista irlandês Roger Casement, então cônsul britânico no Brasil, sobre a escravização e assassinato de milhares de indígenas que eram forçados a trabalhar na coleta de borracha na Amazônia. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo ator irlandês Stephen Rea.
Lançado no ano passado, o filme dirigido por Aurélio Michiles, com parceria de Danilo Gullane no roteiro, recebeu elogios de renomados cineastas brasileiros. O indicado ao Oscar de melhor diretor, por “O Jardineiro Fiel”, Fernando Meirelles (Cidade de Deus) escreveu: “Os ‘Segredos de Putumayo’ beira à perfeição”.
Já o diretor Walter Salles (Central do Brasil e Diários da Motocicleta) também teceu elogios ao mais novo trabalho de Michiles. Waltinho disse que o filme “é uma obra-prima”.

Cineasta da Selva
Nascido em Manaus (27 de dezembro de 1952), Aurélio Michiles é especializado em documentários. Sua obra em cinema e televisão tem como foco a região e os povos amazônicos.
O cineasta amazonense dirigiu filmes premiados, como “Que viva Glauber” (1991), “A agonia do mogno” (1992), “Lina Bo Bardi” (1993), “Davi contra Golias”, “Brasil Caim”, que recebeu o prêmio Margarida de Prata; “O cineasta da selva” (1997), “Teatro Amazonas” (2002) e “Tudo por amor ao cinema” (2014).
“O Cineasta da Selva”, uma de suas obras-primas de Michiles, traz a trajetória do pioneiro Silvino Santos (1886-1970), cineasta luso-brasileiro que se fixou em Manaus como fotógrafo e documentarista. Silvino Santos é pioneiro no cinema amazonense.
Leia mais
Programa ‘Diálogos Amazônicos’, da FGV, discute rumos à ZFM
Premiados do APCA
Além do melhor filme para “Segredos do Putumayo, o prêmio APCA também anunciou os melhores do ano nas artes, concedido pela instituição anualmente nas categorias arquitetura, artes visuais, cinema, dança, literatura, música popular, rádio, teatro, teatro infanto-juvenil e televisão.
Dentre todas as categorias, destaques para Milton Nascimento, que conquistou grande prêmio da crítica em música popular. Na categoria Televisão, “Pantanal”, da Rede Globo foi eleita a melhor novela. Osmar Prado (Velho do Rio) e Isabel Teixeira (Maria Bruaca) venceram os prêmios de melhor ator e melhor atriz.