Cirandas de Manacapuru são homenageadas na ALE-AM
Município está em campanha para ter sua cidade reconhecida como a "Capital Estadual da Ciranda". O projeto é do deputado Cristiano D’Angelo
Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 02/08/2023 às 05:29 | Atualizado em: 02/08/2023 às 20:57
Uma sessão especial prestou homenagem ontem ao Festival de Cirandas de Manacapuru, evento que, em público visitante, se equipara ao Festival Folclórico de Parintins. A diferença, porém, é que a cidade fica na região metropolitana de Manaus, a 84 quilômetros da capital.
A homenagem contou com a presença das três principais expressões do evento, as cirandas Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional.
Este ano, na busca pelo título de campeã do festival, elas vão se apresentar nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, no Parque do Ingá, també conhecido como “Cirandódromo”.
A propositura da sessão especial foi feita pelo deputado Cristiano D’Angelo (MDB), filho do município.
Capital da Ciranda
Manacapuru está em campanha para ganhar o reconhecimento da Assembleia Legisltiva do Estado (ALE-AM) de “Capital Estadual da Ciranda”.
Projeto de lei nesse sentido foi apresentado no dia 5 de junho e está em tramitação na Casa.
O município e as cirandas querem uma nova classificação no tratamento que é dado à cidade, hoje reconhecida como a “Terra das Cirandas”.
Contudo, o movimento contural entende que há sustância para se tornar referência estadual.
Para começar, diz D’Angelo na justificativa do projeto: “O Festival de Ciranda de Manacapuru é o principal evento turístico e cultural do município”. Depois, acrescenta:
“É uma festa popular e de identidade cultural que pelas proporções tomadas nos últimos vinte anos, por conta de sua expressividade, Manacapuru ficou conhecida como a “Terra das Cirandas”.
Cirandas em Manaus
Presente na sessão especial, o prefeito de Manacapuru, Beto D’Angelo destacou a importância do evento para a economia estadual e disse que a cidade está preparada para realizar mais um grande evento.
Na oportunidade, ele agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio às cirandas do município.
Beto D’Angelo ainda agradeceu ao site BNC Amazonas, que este ano realizará a segunda temporada do #Cirandas em Manaus.
Diferente do primeiro, de 2019, realizado no estúdio do site, este ano o #Cirandas vai ocorrer nos dois pontos turíticos mais visitados de Manaus.
Serão dois espetáculos nos dias 19 e 20 de agosto, a partir das 19h. O primeiro, no Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, no dia 19. O outro, no domingo, dia seguinte, na Casa Zezinho Corrêa, na Ponta Negra.
Imagens do evento
Fotos: Divulgação/Alberto César Araújo/ALE-AM