Cliente do Banco do Brasil paga IPVA e taxas do Detran pelo WhatsApp

Publicado em: 29/01/2019 Ă s 17:19 | Atualizado em: 29/01/2019 Ă s 17:19
Quem Ă© cliente do Banco do Brasil poderĂ¡ pagar, por meio do WhatsApp, o IPVA e outras taxas cobradas pelo Detran.
A transaĂ§Ă£o passou a fazer parte do rol de serviços de atendimento a clientes do banco por meio do aplicativo de mensagens instantĂ¢neas.
Para efetuar o pagamento do IPVA e outras taxas, incluindo multas de trĂ¢nsito, o cliente do banco deve informar o cĂ³digo do Renavam, a placa do veĂculo e o CPF do proprietĂ¡rio.
A utilizaĂ§Ă£o do WhatsApp como um canal de atendimento do BB requer o cadastramento prĂ©vio do telefone do cliente em suas informações cadastrais registradas no banco.
De acordo com o site AgĂªncia Brasil, a operaĂ§Ă£o, por enquanto, sĂ³ estĂ¡ disponĂvel nos estados do MaranhĂ£o, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Nos demais estados, o uso do WhatsApp deverĂ¡ estar disponĂvel nos prĂ³ximos meses, apĂ³s a adequaĂ§Ă£o de sistemas das secretarias de Fazenda com a tecnologia do banco, informou a assessoria da instituiĂ§Ă£o.
O atendimento pelo Whatsapp foi lançado para todos os clientes em setembro de 2018, com opĂ§Ă£o para 14 transações.
Em dezembro, o BB foi o primeiro banco a permitir saque pelo WhatsApp. Com mais essa soluĂ§Ă£o, jĂ¡ sĂ£o 16 transações que podem ser realizadas pelo aplicativo de mensagens, incluindo rastreio de cartĂ£o, consulta de limite, extrato, saldo e fatura do cartĂ£o, poupança e conta-corrente, alĂ©m de recargas de celular e transferĂªncias entre contas.
O banco informou que, em menos de quatro meses, jĂ¡ foram realizadas mais de 100 mil transações (financeiras e consultas) pelos clientes via WhatsApp.
Os saques e transferĂªncias realizados por meio do aplicativo sĂ£o limitados atĂ© R$ 300.
OperaĂ§Ă£o
A soluĂ§Ă£o alia o uso da inteligĂªncia artificial, por meio de chatbot (uma mĂ¡quina que conversa com o cliente), e as mensagens sĂ£o criptografadas de ponta a ponta.
Para acessar o Banco do Brasil no WhatsApp Ă© necessĂ¡rio salvar o telefone [+55] 61 4004 0001 no celular e iniciar uma conversa.
O aparelho e o nĂºmero do cliente precisarĂ£o estar cadastrados previamente.
Quando um serviço de informações, como solicitar um extrato de conta-corrente, for solicitado pelo cliente, um cĂ³digo de confirmaĂ§Ă£o serĂ¡ enviado pelo banco via push ou SMS.
Para as outras transações, os clientes tambĂ©m deverĂ£o digitar sua senha.
Depois, o cliente receberĂ¡ uma resposta confirmando a transaĂ§Ă£o, tudo em texto.
Se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passarĂ¡ a ser atendido por um funcionĂ¡rio do BB.
Fale com robĂ´
A tecnologia de assistĂªncia virtual vem sendo utilizada pelo BB desde 2017, utilizando inteligĂªncia cognitiva.
Segundo o banco, o chatbot responde por meio de uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuĂ¡rios.
“ApĂ³s o lançamento do seu Assistente Virtual, o Banco do Brasil aumentou 71% suas interações com os clientes via mĂdias sociais”, informou o BB.
Foto: ReproduĂ§Ă£o/GazetaOnline