CMA está sob novo comando. Saiba quem é ele
Piauiense Luiz Gonzaga Viana Filho assumiu ontem a maior tropa do país em substituiução general Costa Neves, que já está trabalhando em Brasília

Publicado em: 20/08/2025 às 05:40 | Atualizado em: 20/08/2025 às 05:40
A partir de hoje, dia 20, oficialmente, o Comando Militar da Amazônia (CMA) está sob o comando do general de Exército Viana Filho. O militar assumiu a chefia da maior tropa de armada brasileira na noite de ontem, 19.
Ele substitui o general Costa Neves, que comandou a organização militar amazônica durante dois anos e quatro meses. Este já está em nova missão. No dia 11, Costa Neves assumiu o Comando de Operações Terrestres, em Brasília.
A formatura de troca de comando de Costa Neves para Viana Filho, dois quatro gerais estrelas, foi presidida pelo general Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército. A solenidade contou também com a presença de autoridades civis e chefes militares de outras regiões.
Viana Filho conhece a região. Ele já serviu na Amazônia em várias funções. Por exemplo, foi assistente do Comando Militar da Amazônia e, em Manaus, tomem, comandou o 1º. do Batalhão de Infantaria de Selva (1º. BIS), entre 2009/2010. Também trabalhou em Macapá.
Leia mais
General Costa Neves passa a Viana Filho o Comando Militar da Amazônia
Quem é Viana Filho

O general de exército Luiz Gonzaga Viana Filho nasceu em 25 de agosto de 1965, na cidade de Picos, Piauí. Estudou no Colégio Militar de Fortaleza. Incorporou nas fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1981, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras, em 12 de dezembro de 1987.
Sua promoção a general de exército se deu em 31 de julho de 2025. Só generais quatro estrelas, última patente da carreira no Exército, podem comandar o CMA.
É formado em Direito pela Faculdade de Direito de Maceió, Alagoas.
Como oficial aperfeiçoado, foi comandante da Companhia de Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada. Como oficial do Estado-Maior, foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Ainda foi chefe da Sessão de Operações da 16ª Brigada de Infantaria de Selva,
Missões exteriores
Foi observador da Missão Militar das Nações Unidas para a Estabilização da Paz no Sudão.
Foto: BNC Amazonas