Começa fiscalizaĂ§Ă£o de ‘corujinhas’ na avenida do Turismo, em Manaus
A fiscalizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica surge como resposta Ă escalada de acidentes fatais.

Publicado em: 02/01/2025 Ă s 09:18 | Atualizado em: 02/01/2025 Ă s 09:29
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, inicia nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro, o inĂcio das fiscalizações eletrĂ´nicas na avenida do Turismo, no bairro TarumĂ£, zona oeste da cidade.
ApĂ³s o perĂodo educativo de sete meses e de adaptaĂ§Ă£o ao novo sistema de fiscalizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica, começam as autuações na via.
A iniciativa visa promover maior segurança no trĂ¢nsito e melhorar a fluidez viĂ¡ria em uma das principais vias da capital amazonense, que recebe grande fluxo de veĂculos diariamente. A avenida Ă© uma das vias com maior nĂºmero de acidentes com vĂtimas fatais. No ano passado, 17 pessoas perderam a vida na via. O alto nĂºmero de Ă³bitos reforça a importĂ¢ncia da fiscalizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica no local.
De janeiro a novembro de 2024, houve um aumento preocupante de 19% no nĂºmero de Ă³bitos no trĂ¢nsito em comparaĂ§Ă£o com o mesmo perĂodo de 2023. No total, 292 pessoas perderam a vida nas vias da cidade em 2024, enquanto no ano anterior esse nĂºmero foi 228.
Um dado alarmante Ă© que quase metade das vĂtimas fatais eram motociclistas, grupo que apresentou um salto significativo de acidentes. Em 2024, 146 motociclistas morreram no trĂ¢nsito, representando um aumento de 39% em relaĂ§Ă£o a 2023, quando foram registrados 105 Ă³bitos na categoria.
Nesse primeiro momento, a fiscalizaĂ§Ă£o eletrĂ´nica começarĂ¡ exclusivamente na avenida do Turismo, no bairro TarumĂ£. No entanto, a Prefeitura de Manaus jĂ¡ planeja a ampliaĂ§Ă£o do sistema para outras Ă¡reas da cidade. Os novos locais serĂ£o divulgados previamente, garantindo que a populaĂ§Ă£o seja devidamente informada e adaptada Ă s mudanças.
Locais de instalaĂ§Ă£o dos radares
Os radares eletrĂ´nicos foram estrategicamente posicionados em diferentes pontos da avenida do Turismo. Confira:
Avenida do Turismo, nº 3.727 – sentido complexo turĂstico Ponta Negra
Avenida do Turismo, oposto ao condomĂnio MediterrĂ¢neo 1 – sentido aeroporto Eduardo Gomes
Avenida do Turismo/Avenida Thales Loureiro – sentido complexo turĂstico Ponta Negra
Avenida do Turismo, oposto ao condomĂnio Viver TarumĂ£ – sentido oeste
Avenida do Turismo, em frente ao condomĂnio Viva Vida TarumĂ£ – sentido leste
Avenida do Turismo, em frente a 123ª Ieadam – sentido norte
Avenida do Turismo, nº 12.568, oposto Ă empresa Vida Film – sentido oeste
A iniciativa reafirma a prioridade da gestĂ£o municipal em garantir um trĂ¢nsito mais seguro e organizado para toda a populaĂ§Ă£o.
Leia mais
‘Corujinhas’ voltam a multar no trĂ¢nsito de Manaus
Foto: Semcom