Comunidades fazem ato de apoio à reeleição da prefeita de P. Figueiredo
Desde o início de sua gestão, Patrícia Lopes restabeleceu a oferta de serviços essenciais para os moradores assentados

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 23/08/2024 às 10:43 | Atualizado em: 23/08/2024 às 10:43
Candidata à reeleição, a prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes (União Brasil), e seu candidato a vice-prefeito, Ricelli Pontes (PP), participaram de uma reunião com moradores dos assentamentos Canoas e Rio Pardo, no quilometro 139 da BR-174, na noite deste dia 22 de agosto.
Dessa forma, o encontro, realizado na área externa da igreja evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (Ieadam), contou com a presença de diversos candidatos a vereador e lideranças comunitárias, como Maria José Rodrigues, presidente da comunidade Canoas.
Sobretudo, os assentamentos Canoas e Rio Pardo, implantados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na década de 80, enfrentaram anos de abandono e descaso, ficando desassistidos pelo órgão federal.
Com o acesso a serviços públicos básicos, como saúde, educação e assistência técnica rural, precarizados ao longo dos anos, as centenas de famílias de agricultores familiares que vivem nessas comunidades se viram esquecidas pelo poder público.
Desde o início de sua gestão, Patrícia restabeleceu a oferta de serviços essenciais para os moradores e facilitou o acesso a programas de assistência técnica rural, reduziu o custo de insumos agrícolas, como calcário, e ofereceu transporte gratuito para a comercialização da produção agrícola.
Além disso, viabilizou a doação de alevinos para incentivar a criação de peixes, cujos produtos são adquiridos pela prefeitura para distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade durante a Semana Santa.
“Patrícia foi a única que não virou as costas para nós. Ela reformou as escolas, melhorou as unidades de saúde e recuperou o ramal que dá acesso à nossa comunidade, construiu pontes, garantindo o nosso caminhar com segurança e retirada da nossa produção. Antes dela, a gente vivia no esquecimento. Hoje, temos dignidade e esperança,” disse Maria José.
Além das melhorias diretas, Patrícia estabeleceu um canal de diálogo com o Incra, buscando a liberação de recursos para as comunidades, que permanecem como assentamentos federais.
“É um processo longo, mas não vamos descansar até que essas famílias tenham seus direitos garantidos. Estar junto com eles é mais que uma promessa, é uma responsabilidade,” afirmou a prefeita.
Leia mais
Patrícia Lopes tem dez partidos no apoio à reeleição em P. Figueiredo
Parceria
Assim, a parceria com Ricelli Pontes simboliza a união de duas das mais importantes e jovens lideranças políticas de Presidente Figueiredo.
Patrícia, eleita vereadora aos 23 anos, presidiu a câmara e foi a responsável pela construção do prédio próprio do Legislativo.
Já Ricelli, vereador mais jovem e mais votado do município, foi o segundo colocado na eleição para prefeito em 2020.
Embora em lados opostos à época, os dois hoje caminham juntos.
“Reconheço o trabalho da Patrícia, especialmente na segunda onda da pandemia, quando ela assumiu e não mediu esforços para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida da população. Quem ama Figueiredo precisa se unir a ela para que o desenvolvimento continue,” disse Pontes.
Portanto, entre as conquistas da gestão de Patrícia, ele citou a construção da maternidade, do estádio, reforma, ampliação e modernização das escolas e postos de saúde, além do projeto de iluminação pública que está transformando a cidade.
Fotos: divulgação