Confirmada existência de vítima do incêndio na Effa

A vítima é uma jovem de 21 anos, grávida de dois meses; ela está internada no Centro de Tratamento de Queimados e foi socorrida antes da chegada dos Bombeiros

Vítima do inêndio na Effa

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 06/08/2025 às 06:08 | Atualizado em: 06/08/2025 às 06:08

Nota emitida no fim da noite de ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirma a existência de uma vítima do incêndio na montadora de veículos Effa, no Distrito Industrial de Manaus.

O incêndio começou por volta das 12h dessa terça-feira, 5. Vinte horas depois as chamas ainda não foram controladas.

Bombeiros passaram a noite tentando controlar as chamas – Foto/Ronaldo SIqueira

Saiba mais


A vítima do incêndio, agora confirmada oficialmente, está internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, diz a SES.

A vítima não corre risco de morte, acrescenta a secretaria. 

“A paciente está sendo assistida pela equipe multiprofissional, em leito de enfermaria, consciente, orientada, respirando em ar ambiente,  sem risco de morte e com boa resposta às medidas terapêuticas instituídas”.

Grávida de 21 anos é a vítima

A informação da existência de uma vítima do incêndio foi dada por familiares desta pessoa. Neiriane Nascimento, 49, vendedora, procurou os jornalistas que cobriam o incêndio na Effa para dar essa informação.

Foi Neiriane quem revelou que Letícia Gomes do Nascimento, 21 anos, grávida de dois meses, sua sobrinha, estava internada no 28 de Agosto, vítima de queimaduras daquele incêndio. São queimaduras, acrescentou, de primeiro a terceiro grau.

Segundo ela, Letícia não trabalha na Effa, mas noutra fábrica, a Valfilm. De acordo com a tia, a sobrinha foi atingida porque estava aperto do sinistro, quando as chamas e as explosões começaram.

A Valfilm funciona perto da Effa. Ambas estão instaladas no mesmo terreno, numa espécie de condomínio de fábricas, onde funcionaram outras manufaturas.

Leia mais

Esclarecimento

Neiriane deu a informação em tom de crítica, porque os Bombeiros informaram à tarde toda que não havia vítimas no incêndio.

Sobre isso, a nota da SES esclarece.

“A paciente foi socorrida e levada para a unidade antes da chegada dos bombeiros, que receberam o primeiro acionamento relatando o incêndio às 12h10 e chegou ao local às 12h22”.

Veja a nota na íntegra

O Complexo Hospitalar Sul (CHS) informou que uma paciente do sexo feminino foi admitida no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. 

A paciente está sendo assistida pela equipe multiprofissional, em leito de enfermaria, consciente, orientada, respirando em ar ambiente,  sem risco de morte e com boa resposta às medidas terapêuticas instituídas.

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o nome e demais informações identificadoras dos pacientes não serão divulgados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CBAM), a paciente foi socorrida e levada para a unidade antes da chegada dos bombeiros, que receberam o primeiro acionamento relatando o incêndio às 12h10 e chegou ao local às 12h22.

Foto: BNC Amazonas