Confirmados em testes dois novos casos de reinfecĂ§Ă£o no Amazonas

A FVS aguarda o resultado de outros 12 casos de reinfecĂ§Ă£o que seguem em investigaĂ§Ă£o

Cientistas anunciam descoberta de como tratar e prevenir coronavĂ­rus

Publicado em: 10/02/2021 Ă s 12:27 | Atualizado em: 10/02/2021 Ă s 14:56

A FundaĂ§Ă£o de VigilĂ¢ncia em SaĂºde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, nesta terça-feira (9), mais dois casos de reinfecĂ§Ă£o pelo novo coronavĂ­rus (covid-19), totalizando trĂªs casos no Estado.

A confirmaĂ§Ă£o foi feita por meio de sequenciamento genĂ©tico, realizado em parceria com a FundaĂ§Ă£o Oswaldo Cruz (Fiocruz AmazĂ´nia).

Nos dois casos, as amostras apontaram que a reinfecĂ§Ă£o ocorreu pela nova variante P1, identificada inicialmente no JapĂ£o.

As notificações foram encaminhadas pela Fiocruz Amazonas na manhĂ£ desta terça-feira Ă  FVS, apĂ³s a confirmaĂ§Ă£o dos resultados.

Os casos investigados incluem a realizaĂ§Ă£o de dois exames de RT-PCR com resultado positivo, no intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda infecĂ§Ă£o pelo coronavĂ­rus.

Notificações

A primeira notificaĂ§Ă£o Ă© de uma mulher, de 50 anos, com RT-PCR que apresentou resultado positivo para covid, nos dias 19 de outubro de 2020 e 19 de janeiro de 2021.

O segundo caso Ă© de uma mulher, de 40 anos, que teve a primeira infecĂ§Ă£o por coronavĂ­rus no dia 22 de abril de 2020, e a segunda infecĂ§Ă£o no dia 29 de janeiro de 2021.

No entanto, na segunda vez em que foi acometida pelo vĂ­rus, a mulher nĂ£o apresentou sintomas gripais.

De acordo com a FVS, o primeiro caso de reinfecĂ§Ă£o pelo coronavĂ­rus no Amazonas foi identificado no dia 13 de janeiro, em uma mulher, de 30 anos.

Em todos as ocorrĂªncias de segunda infecĂ§Ă£o, as pacientes evoluĂ­ram para alta mĂ©dica, sem complicações pela enfermidade.

Da mesma maneira, a FVS aguarda o resultado de outros 12 casos que seguem em investigaĂ§Ă£o.

Leia mais

Mulher Ă© primeiro caso de reinfecĂ§Ă£o da covid no Amazonas, afirma Fiocruz

Foto: Reuters/ReproduĂ§Ă£o Ag. Br