Consumo de cerveja no país sofre impacto do coronavírus

Conforme estudo, consumo de cerveja cairia 21%, enquanto o de bebidas não alcoólicas deve subir

Coca denuncia Heineken na Justiça

Mariane Veiga

Publicado em: 24/04/2020 às 10:32 | Atualizado em: 24/04/2020 às 10:32

Analistas do Bradesco BBI estimam o que possa acontecer em relação ao consumo de alimentos e bebidas após o término da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Um cenário com 50% menos consumo fora de casa levaria, por exemplo, a uma queda de 21% nas vendas de cerveja no Brasil.

É o que estima Leandro Fontanesi, especialista em análise dos setores de alimentos e bebidas.

Nacionalmente, 58% das pessoas preferem beber cerveja quando estão fora de casa, no entanto apenas 19% têm preferência pela bebida domesticamente.

Por outro lado, o mesmo cenário levaria a um aumento de 11% no consumo de bebidas não alcoólicas, pelos cálculos do BBI.

Segundo o analista, o impacto para a Ambev (ativo=ABEV3]) seria de queda de 3% no Ebitda no caso mais moderado (diminuição de 10% nas atividades fora de casa) e de 14% no caso mais extremo (redução de 50%).

Do ponto de vista de alimentos, o estudo aponta para uma queda de 4% no consumo de proteínas na soma de Estados Unidos, China e Brasil.

De forma segmentada, espera-se queda de 25% no consumo de peixe, 60% para porco e 15% alimentos processados.

De acordo com Fontasesi, dado que os mercados de proteínas são interconectados, há preocupação que os preços para carne e frango globalmente sofram com tal queda na demanda.

Leia no InfoMoney.

 

Leia mais

Aumento do consumo de álcool preocupa durante isolamento

 

Foto: Reprodução/Ambev