Conta do coronavírus no AM tem mais 49 mortes de sexta a sábado
O estado tem registrados oficialmente 5.345 mortos pela doença

Publicado em: 03/01/2021 às 21:29 | Atualizado em: 03/01/2021 às 21:43
De acordo com os registros do Governo do Amazonas, realizados via Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), aponta o acréscimo de 49 mortes por coronavírus (covid-19). Os casos constam nos boletins de sexta e sábado divulgados à mídia.
Dessa maneira, até às 10h do domingo (3), o estado tem registrados oficialmente 5.345 mortos pela doença.
Conforme a FVS, na sexta foram 18 pessoas que morreram contaminadas pelo coronavírus. Outras 11 também foram confirmadas como vítimas da doença. Mas eram de datas anteriores.
No sábado, mais 18 mortes. E mais dois casos de datas anteriores.
Quanto aos registros de novos contaminados pelo vírus, de sexta para sábado foram 293 pessoas, e de sábado para domingo, 546.
Assim sendo, o Amazonas tem agora 202.413 habitantes que foram infectados pela epidemia. Além dos que estão hospitalizados, quase 25 mil pessoas contaminadas pela doença não estão internadas.
Contudo, esses números não refletem a real gravidade da doença no estado. Isso ocorre, por falta de transparência nas informações sob responsabilidade dos prefeitos dos municípios.
Por exemplo, no boletim de sexta, 29 dos 61 municípios não repassaram à FVS seus dados. No sábado, 27.
Até a manhã deste dia 3, os hospitais no Amazonas tinham 1.338 pacientes internados. Desses, 407 em leitos de UTI, o que indica os casos mais graves da doença.
Leia mais
Justiça determina suspensão das atividades não essenciais por 15 dias
Municípios sem transparência
Confira os municípios cujos prefeitos não atualizam a base de dados do coronavírus.
No sábado: Alvarães, Anamã, Amaturá, Apuí, Autazes, Barcelos, Borba, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Itapiranga, Itamarati, Japurá, Juruá, Lábrea, Novo Aripuanã, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Santo Antônio do Içá, Tapauá, Tonantins, Tefé e Urucurituba.
Na sexta: Alvarães, Anamã, Anori, Beruri, Canutama, Carauari, Careiro, Codajás, Envira, Guajará, Iranduba, Itapiranga, Itamarati, Humaitá, Japurá, Juruá, Maraã, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Santo Antônio do Içá, Tapauá, Tonantins, Tefé, Urucurituba e Uarini.
Foto: Márcio James/Semcom Enterros Manaus