COP-30: Lula articula maior presença de países da Amazônia

CĂºpula em BogotĂ¡ busca alinhar compromissos amazĂ´nicos e apoiar fundo global de preservaĂ§Ă£o

Projeto de Lula para isenĂ§Ă£o de IR atĂ© R$ 5 mil vai passar com urgĂªncia na CĂ¢mara

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 22/08/2025 Ă s 10:00 | Atualizado em: 22/08/2025 Ă s 10:00

Nesta sexta-feira (22 de agosto), o presidente Lula da Silva (PT) chegou a BogotĂ¡, ColĂ´mbia, para participar da 5ª CĂºpula da OrganizaĂ§Ă£o do Tratado de CooperaĂ§Ă£o AmazĂ´nica (OTCA), que tem como objetivo central reforçar o engajamento dos paĂ­ses amazĂ´nicos na COP30, marcada para novembro, no ParĂ¡.

O encontro Ă© visto como oportunidade crucial para atualizar os compromissos de proteĂ§Ă£o da maior floresta tropical do planeta.

Entre as prioridades do governo brasileiro estĂ¡ a aprovaĂ§Ă£o de uma declaraĂ§Ă£o conjunta em apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, em inglĂªs). Estimado em US$ 125 bilhões, o mecanismo vai financiar ações de preservaĂ§Ă£o em cerca de 70 paĂ­ses. O lançamento oficial estĂ¡ previsto para a COP30.

AlĂ©m do TFFF, a cĂºpula deverĂ¡ aprovar a Carta de BogotĂ¡, documento que reforça metas conjuntas de combate ao desmatamento e de promoĂ§Ă£o do desenvolvimento sustentĂ¡vel da AmazĂ´nia.

A programaĂ§Ă£o começou com um encontro entre representantes da OTCA, organizações da sociedade civil e comunidades indĂ­genas, metodologia jĂ¡ aplicada na cĂºpula anterior, realizada em BelĂ©m hĂ¡ dois anos.

Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro sĂ£o os Ăºnicos chefes de Estado presentes, enquanto os demais paĂ­ses foram representados por seus chanceleres.

Com informações de AgĂªncia Brasil.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ AgĂªncia Brasil