Coronavírus: diferença de 10 mil entre casos confirmados e recuperados
De acordo com o boletim da FVS, o Amazonas diagnosticou mais 1.615 casos de coronavírus nesta quarta-feira.

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 10/06/2020 às 21:53 | Atualizado em: 10/06/2020 às 21:53
Os casos confirmados de coronavírus (covid-19) e os de recuperados aumentam a diferença que já foi de 8.795 há uma semana. Naquele dia 3, eram 35.552 pessoas que se recuperaram contra 44.347 casos confirmados da doença.
No boletim desta quarta-feira, dia 10, os casos confirmados são 52.849 contra 42.586 de recuperados. Essa diferença sobe para 10.263.
As informações são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).
Na sequência, os casos de morte também tiveram um aumento de 34% em uma semana.
Ou seja: de 36 registros de óbitos no dia 3 de junho para 48 nesta quarta (10).
O detalhe desses números do dia 3 é que das 36 mortes, 28 foram das 24 horas. As oito restantes foram dos investigados (óbitos à espera de confirmação da causa).
Já em relação aos 48 óbitos desta quarta, 16 foram das 24 horas, enquanto os 32 restantes foram de corpos à espera de confirmação da causa.
Já nos casos de óbitos somente de 24 horas a redução é de 57% entre o dia 3 e o dia 10 de junho. Foram 28 no dia 3 e 16 neste dia 10.
Assim, o total de mortes eleva-se para 2.363 até deste dia 10 (na foto, equipe da FVS-AM no hospital de campanha de P. Figueiredo).
Casos novos do dia
De acordo com o boletim, o Amazonas diagnosticou mais 1.615 casos de coronavírus nesta quarta-feira.
Destes, 37 por exame laboratorial de biologia molecular (RT-PCR) e outros 1.578 foram detectados por teste rápido. Assim sendo, o total é de 52.849 casos confirmados.
A FVS-AM esclarece que a edição do boletim da última terça-feira (09/06), teve uma correção em relação aos dados de casos confirmados.
Ao invés de 1.423, foram 1.417 casos novos confirmados no Amazonas, na ocasião.
Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, dessa terça-feira (09/06), foram registrados 40 sepultamentos e seis óbitos domiciliares.
Ao todo, 42.586 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.
O boletim aponta ainda que 7.900 pessoas com diagnóstico de covid-19 estão sendo acompanhadas.
Enfim, são casos confirmados nos últimos 14 dias, que se encontram internados ou em isolamento domiciliar.
Internações
Entre os casos confirmados de covid-19 no Amazonas, há 360 pacientes internados, sendo 213 em leitos clínicos e 147 em UTI.
Há ainda outros 366 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 256 estão em leitos clínicos e 110 estão em UTI.
Nesta edição, oito municípios não atualizaram o sistema de informação para consolidação dos dados deste boletim.
Mais informações podem ser encontradas nos sites www.coronavirus.amazonas.am.gov.br e www.saude.am.gov.br/painel/corona.
Foto: Divulgação/FVS