Covid: Manaus inicia vacinação bivalente de sete grupos prioritários
Além da capital, a campanha de vacinação bivalente está desde hoje em 15 dos 61 municípios do estado.
Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 15/02/2023 às 05:56 | Atualizado em: 15/02/2023 às 05:56
A Prefeitura de Manaus divulgou que vai iniciar a vacinação bivalente da fabricante Pfizer contra a covid-19 (coronavírus) a partir desta quarta-feira (15).
Conforme a divulgação, são 55 postos de vacinação em toda a capital.
Inicialmente, a vacina é para sete grupos prioritários. Por exemplo, idosos, gestantes e puérperas.
Segundo a prefeitura, esse público é estimado em 138 mil pessoas.
Quem não pode
Entre os requisitos para receber a dose bivalente está que a pessoa tenha o mínimo de quatro meses desde que tomou alguma dose a partir da segunda.
Ou seja, conforme explicou a prefeitura, só não terá direito a se vacinar agora quem não tomou nenhuma dose ou ficou só na primeira.
Leia mais
Covid: definido início de campanha de vacinação bivalente
Demais municípios
Além da capital, a campanha de vacinação bivalente está desde hoje em 15 dos 61 municípios do estado.
Conforme o governo, foram distribuídas 97,2 mil doses aos prefeitos que manifestaram interesse em receber doses da nova vacina contra a covid-19.
São eles: Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.
Além disso, nesta primeira etapa foram priorizados municípios da região metropolitana de Manaus e os que mantêm atualizado o monitoramento da doença.
Conforme o setor de saúde do governo, nos últimos 14 dias foram registrados 485 casos de contágio em Manaus e 202 informados pelos municípios.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil