Cruzeiros trazem 21 mil turistas e faturamento de R$ 40 milhões

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 21/09/2017 às 19:18 | Atualizado em: 21/09/2017 às 19:18
Aquecendo o setor turístico da região, a nova temporada de cruzeiros no Amazonas inicia nesta sexta-feira (22) e vai até maio de 2018.
Este é um dos principais meios indutores de turistas estrangeiros no Brasil, movimentando a economia além de garantir uma receita cambial de variação positiva para o País.
De acordo com dados da Gerência de Registro e Fiscalização (GRF) da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a temporada 2017/2018 deve injetar pelo menos R$ 40 milhões na economia local, principalmente nos municípios de Parintins, o qual forma a região metropolitana de Manaus.
O primeiro navio a atracar no Porto de Manaus é o Astoria, da Cruise and Maritime Voyages, trazendo cerca de 800 turistas, sua maior parte composta por franceses.
Ao todo, são esperados mais de 21 mil turistas estrangeiros que visitarão a cidade em uma programação que dura em média, um pernoite.
Esta é a primeira vez que o Astoria entra na rota amazônica de cruzeiros.
Dos 21 navios, cinco aportarão pela primeira vez no Porto de Manaus nesta temporada, segundo informou a Gerência de Registro e Fiscalização da Amazonastur.
O último navio a aportar em Manaus será o Bremen, previsto para o dia 2 de maio de 2018.
Cara do Amazonas
Para a presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), “as temporadas de cruzeiros são sempre um período muito importante do ano não apenas para o turismo, mas também, para outros setores, como a economia principalmente. Além, de ser uma oportunidade em apresentar à população estrangeira o que temos de melhor em relação à cultura, gastronomia e recursos naturais”, afirmou Oreni Braga.
Na temporada passada (2016/2017), mais de 24 mil turistas passaram por Manaus, em 21 navios.
Para este ano, é previsto um decréscimo de 11,61% no fluxo de turistas, devido a substituição das maiores embarcações por navios de menor capacidade, que incluem o Amazonas como ponto de parada em seus roteiros de viagem.
Fonte: Secom
Fotos: Divulgação/Secom