De cada dez, nove turistas desejam voltar ao Amazonas, diz governo

Além do resultado, 98% dos turistas recomendariam os atrativos naturais da região a outras pessoas

De cada dez, nove turistas desejam voltar ao Amazonas, diz governo

Mariane Veiga

Publicado em: 11/11/2020 às 18:38 | Atualizado em: 11/11/2020 às 18:38

O Governo do Estado divulgou hoje (11) que pesquisa no aeroporto internacional Eduardo Gomes aponta que 92% dos turistas que visitaram o Amazonas manifestaram desejo de voltar. Além disso, 98% deles recomendariam os atrativos naturais da região a outras pessoas.

Conforme o governo, os dados foram coletados pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) entre visitantes nacionais e estrangeiros. O período foi de setembro à primeira semana de novembro, diariamente.

De acordo com o órgão, vários dados importantes para o turismo do Amazonas são destacados na pesquisa.

Por exemplo, os visitantes gastam, em média, R$ 2 mil por viagem, permanecendo, em média, seis dias.

Entre os principais motivos para visitar o Amazonas apresentados, constam:  férias ou lazer (29%); trabalho ou negócios (26%); visita aos familiares (24%) e pesca esportiva (19%), por exemplo.

Mais da metade viajam sem acompanhante para o estado: 58% dos entrevistados chegam sozinhos  e 49% afirmam que estavam solteiros no momento da viagem.

Os homens são maioria (58%) e, em média, têm 40 anos de idade.

 

Destino do amazonense

São Paulo é o principal destino de quem vive, no Amazonas, ao viajar. A terra da garoa é a preferência de 27% do turismo emissivo.

O tempo médio de viagem é de sete dias e cada turista do Amazonas gasta, em média, R$ 2 mil em suas viagens fora do estado.

A idade média dos turistas enviados pelo Amazonas para outros destinos é de 38 anos e a maioria é formada por mulheres (59%).

Segundo a pesquisa,  maior parte desse público de turistas que parte do Amazonas está solteira (52%) e o principal motivo da viagem é o lazer (45%).

 

Leia mais

O que há por trás da intenção de Bolsonaro com turismo na Amazônia

 

 

Foto: Janailton Falcão/Secom