Influenciadores do Amazonas são denunciados por formação de quadrilha
O MP-AM apresentou denúncia contra oito indivíduos envolvidos em um esquema de fraudes em sorteios de rifas on-line em Manaus.

Diamantino Junior
Publicado em: 21/09/2023 às 18:30 | Atualizado em: 21/09/2023 às 18:30
O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) apresentou, por meio da 6ª Promotoria de Justiça, denúncia contra oito pessoas envolvidas em esquema de fraudes em sorteio de rifas na internet a partir de Manaus. Entre os denunciados estão João Lucas da Silva Alves, conhecido como “Lucas Picolé”, Enzo Felipe da Silva Oliveira, o “Mano Queixo “, a cunhada de Picolé, Flávia Ketlen Matos da Silva e Isabelly Aurora.
“Lucas Picolé” e Isabelly Aurora são apontados como os cabeças da operação.
A denúncia foi apresentada pelo Promotor de Justiça Carlos Fábio Monteiro nesta quarta-feira (20/9).
Os denunciados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, estelionato e sonegação fiscal.
Segundo a denúncia, dois dos envolvidos eram os líderes de uma organização criminosa e os responsáveis por promover as rifas com prêmios mais vultosos, incluindo carros, motocicletas e motos aquáticas.
Leia mais
Rifa da fraude: influencer ostentação, Isabelly Aurora segue presa
Outros dois eram os responsáveis por receber o valor arrecadado com as rifas realizadas.
Uma quinta pessoa cedia sua conta bancária e outra atuava na lavagem de dinheiro.
Outra dupla permitia o uso de seus dados para compra de veículos.
A denúncia foi encaminhada à Justiça e deve ser analisada pela 4ª Vara Criminal da Capital.
A prisão
Os influenciadores Lucas Picolé e Mano Queixo, foram presos na manhã desta quinta-feira (29), por esquema de vendas de rifas ilegais pelas redes sociais, em Manaus.
Os carros de luxos dos influenciadores foram apreendidos. A influenciadora Isabelly Aurora também é alvo da operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
A ação policial foi desencadeada após investigações que revelaram um esquema de vendas de rifas ilegais pelas redes sociais, envolvendo os influenciadores digitais.
Pelo Instagram, os influenciadores faziam rifas de carros de luxos, dinheiros e celulares. Segundo as investigações os influenciadores faziam ‘vendas casadas’, as rifas eram no valor de R$0,50, R$1 e durante o sorteio o prêmio era sorteados para ‘amigos’, depois eles pegavam o prêmio de volta.
Segundo a polícia, na casa de Lucas Picolé também foi encontrada porções de drogas. Lucas Picolé e Mano Queixo foram presos, Isabelly Aurora está sendo procurada. Os carros de luxos que faziam parte do sorteio dos influenciadores foram apreendidos. Entre os veículos apreendidos pela PC, está um Porsche Macan e uma BMW, ambos pertencentes a Lucas Picolé e Mano Queixo.
Operação Dracma apura a participação de influenciadores digitais de Manaus em esquema fraudulento de rifas clandestinas e diversos crimes.
Foto: Reprodução/d24am