Deputada Mayara sugere criação de consórcio de médicos ao Interior
Ideia semelhante já existe e está funcionando no Nordeste desde o ano passado

Da Redação do BNC AMAZONAS
Publicado em: 06/05/2020 às 16:19 | Atualizado em: 06/05/2020 às 16:19
A deputada estadual Mayara Pinheiro (PP) propôs nesta quarta-feira, dia 6, a criação de um consórcio de médicos para atuação no interior do Amazonas.
De acordo com ela, uma reunião com secretários municipais de saúde está prevista para ocorrer amanhã, dia 7, para tratar do assunto.
“É um olhar diferenciado para tratamentos de média e alta complexidade nos municípios”, disse a deputada, que é medica, acrescentando.
“O interior já registra cerca de 40% dos casos de coronavírus (Covid-19). Os municípios estão entregues à própria sorte e precisam receber recursos do Estado. Conheço de perto essa realidade e por isso estamos buscando saídas efetivas e rápidas para evitarmos uma proliferação da doença ainda maior”, colocou.
Ideia desse tipo já está em prática no Nordeste, onde os governadores da região criaram uma organização semelhante no ano passado.
Leia mais
Governadores do Nordeste criam consórcio para atrair médicos
Mayara ressaltou ainda que é preciso direcionar o envio dos EPIs e equipamentos também ao interior, pois, por exemplo, ressaltou, Manacapuru recebeu três respiradores e Iranduba apenas um.
Ela também apresentou uma sugestão ao Governo, para a construção de um hospital de campanha específico para atendimento de pacientes do interior, inclusive com ajuda no transporte dessas pessoas.
“Precisamos saber o que foi pedido Governo Federal de forma exclusiva ao interior. Nessa semana , enviei mais um ofício à Susam pedindo um planejamento estratégico e real para enfrentar o coronavírus”, pontuou.
Ainda segundo a deputada, as próprias prefeituras têm tomado medidas para coibir a Covid-19; como Coari que decretou toque de recolher no último dia 29 de abril e Tefé anunciou lockdown na última segunda-feira.
Foto: Divulgação