Deputado destaca maternidades e defende saúde da mulher
George Lins celebrou aprovação de projetos da Caixa Econômica Federal para construir duas maternidades em Benjamin Constant e Carauari

Mariane Veiga
Publicado em: 15/05/2025 às 13:00 | Atualizado em: 15/05/2025 às 16:33
Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), neste dia 15 de maio, o deputado George Lins (União Brasil) celebrou a aprovação, pela Caixa Econômica Federal, dos projetos para construção de duas novas maternidades no interior do estado: nos municípios de Benjamin Constant (alto rio Solimões) e Carauari (médio rio Juruá).
As obras, orçadas em R$ 1,45 milhão cada, foram viabilizadas por emendas do deputado federal Átila Lins (PSD), com apoio das prefeituras locais.
O deputado ressaltou o impacto social da iniciativa, classificando-a como um “avanço histórico” para a saúde da mulher nas regiões. “Essas obras simbolizam mais que infraestrutura, são vidas salvas, famílias fortalecidas e um futuro mais justo para nossas comunidades”, afirmou.
Destacou ainda que as maternidades representam uma resposta concreta a uma luta antiga das mulheres ribeirinhas, que há anos enfrentam dificuldades para acessar serviços de saúde humanizados. Ele enalteceu o papel de ex-gestores municipais como David Bermeguy (Benjamin Constant) e Bruno Ramalho (Carauari), que deram os primeiros passos para a viabilização dos projetos, e reforçou o compromisso dos atuais gestores Semeide Bermeguy, em Benjamin Constant, e Airton Siqueira, em Carauari, com a saúde pública.
Leia mais
Governador instala telessaúde e UTI no sul do Amazonas
Saúde da mulher
Durante seu discurso, Kins também defendeu que a construção das maternidades seja apenas o início de uma reestruturação mais ampla da atenção à saúde da mulher no interior do Amazonas.
“A maternidade visa dar assistência obstétrica e ao recém-nascido. Mas é importante ampliarmos esse leque, com policlínicas da mulher em todo o interior do estado”.
Ele alertou para o fato de que o Amazonas ocupa a primeira posição em casos de câncer de colo de útero no Brasil, e pregou a instalação de centros especializados de ginecologia nos municípios. “Quando a mulher faz o preventivo e detectamos lesões pré-cancerígenas, é possível resolver o problema na raiz com exames como a colposcopia e procedimentos como a conização. Isso evita o desenvolvimento do câncer e salva vidas”.
Articulação e reconhecimento
O deputado fez questão de homenagear o deputado federal Átila Lins, destacando seu papel como um dos maiores articuladores do desenvolvimento do interior amazonense.
“Eu me sinto muito honrado e feliz de ter sido eleito lado a lado com ele. Por onde passamos, vemos obras feitas com suas emendas, fruto de uma trajetória de compromisso com o povo. Registro aqui meu reconhecimento e gratidão”, enfatizou.
Próximos passos
Com o laudo de análise de engenharia já aprovado pela Caixa, as prefeituras de Benjamin Constant e Carauari estão autorizadas a iniciar os processos licitatórios.
Foto: Leandro Castro/divulgação