Deputado promete emendas para equipar centro cirúrgico do Icam

Álvaro Campelo preside a Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas

Deputado promete emendas para equipar centro cirúrgico do Icam

Ednilson Maciel

Publicado em: 23/11/2021 às 12:57 | Atualizado em: 23/11/2021 às 12:57

O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) visitou, na tarde de ontem (22), o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Comprometeu-se em destinar emendas para alcançar mais crianças com a realização de diversas cirurgias.

Nesse sentido, na unidade de saúde, ele recebeu como demandas: equipar o centro cirúrgico com novos instrumentos e adquirir insumos hospitalares.

Zerar a fila de cirurgias está no topo das prioridades, conforme explicou o diretor do Icam, Antônio de Aquino.

“Em torno de 45 crianças estão aguardando pelas cirurgias de coração e rim, além de outras crianças que estão também numa fila por outras cirurgias”, disse.

De acordo com ele, precisa com certa urgência adquirir monitores e uma torre de vídeo para o centro cirúrgico para a realização desses procedimentos.

O parlamentar que preside a Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) afirmou:

“Esta é a oportunidade de colaborar com recursos públicos para aumentar o número de atendimentos de crianças. Mas também de cobrar da Secretaria de Saúde a necessidade de acabar com essa fila de espera”.

Leia mais

Bombeiros entregam equipamentos de emenda do deputado Álvaro Campelo

A unidade

Sobretudo, o Icam possui a capacidade para atender cerca de 130 mil pacientes ao ano, na faixa etária de 0 a 18 anos.

A unidade de saúde é destaque SUS como modelo e maior referência na região Norte em atendimento pediátrico de média e alta complexidade.

Por exemplo, cirurgias neonatais e videolaparoscópicas (feita com a utilização de uma micro câmera, procedimento menos invasivo que a cirurgia comum).

Assim como, está equipado com 128 leitos, sendo 11 de UTI cirúrgica e 11 de UTI clínica.

Foto: Divulgação