Detran Cidadão beneficia população amazonense em três projetos
Programa lançado nesta quarta-feira (17) pelo governador Wilson Lima deve alcançar mais de 300 mil pessoas de baixa renda

Ednilson Maciel
Publicado em: 17/11/2021 às 17:11 | Atualizado em: 17/11/2021 às 17:12
O Detran Cidadão é o programa que o governador Wilson Lima lançou hoje (17) e beneficia a população amazonense de baixa renda por meio de três projetos.
Trata-se dos seguintes projetos: “CNH Social”, “Motociclista Legal” e “CNH na Escola” que ofertam melhorias que vão desde a economia financeira e geração de emprego.
Assim como a conscientização sobre as leis de trânsito. Para quem será beneficiado diretamente, a avaliação é positiva.
Dessa forma, o programa deve alcançar mais de 300 mil pessoas de baixa renda, até 2023, com benefícios como a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ao mesmo tempo, o Detran Cidadão contempla a isenção de taxas para cursos do órgão voltados a mototaxistas e motofretistas.
Além disso, por meio do programa, também serão entregues 40 mil capacetes e coletes, e oferecidos cursos de legislação do trânsito em escolas.
Leia mais
Operação que chegou à Braga Veículos foi iniciada pelo Detran-AM
‘CNH Social’ e ‘Motociclista Legal’
A “CNH Social”, beneficiará pessoas de baixa renda 20 mil vagas, por ano, para emissão de primeira carteira de habilitação ou para adicionar ou mudar de categoria.
A economia para os beneficiários é de cerca de R$ 1.200, que é o custo aproximado para obtenção da primeira habilitação.
O “Motociclista Legal” deve beneficiar 265 mil pessoas até 2023. Com o projeto, mototaxistas e motofretistas terão isenção de taxas para cursos de especialização e atualização.
Como resultado, a distribuição de capacetes e coletes será feita pelo Governo em todo o estado para aqueles que estiverem com esses cursos em dia.
A economia dos mototaxistas e motofretistas com a isenção das taxas para os cursos de especialização e de atualização, e com o capacete e colete, chega a aproximadamente R$ 630.
Leia mais
Estudante de Parintins é vencedora do concurso cultural do Detran-AM
Conscientização
Então, a secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, destacou que o projeto “CNH na Escola” é pioneiro.
Ela disse que consiste no repasse de conhecimentos teóricos de legislação para estudantes da rede pública.
A princípio, a ação acontecerá em cinco escolas, havendo a distribuição de material informativo para utilização dos estudantes.
“Nós vamos trabalhar ano a ano durante o Ensino Médio, uma capacitação para que eles já saiam com um programa de legislação”, disse.
O estudante Yago Lobato, de 15 anos, argumenta que a CNH é um instrumento importante, independentemente da condição financeira de cada cidadão.
Por exemplo, com o desejo de tirar a habilitação nas categorias A ou B, Yago imagina os ganhos em locomoção.
“Ter uma carteira de motorista, independentemente da idade, ajuda muito no dia a dia de uma pessoa, na rotina da pessoa”, destacou.
Leia mais
Detran-AM parcela dívida no cartão de crédito até durante blitz
FOTOS: Lucas Silva/Secom