Dnit avança com obras de dragagem nos rios Amazonas e Solimões

Dragagem remove sedimentos em trechos crĂ­ticos para garantir a navegaĂ§Ă£o e apoiar a economia local apĂ³s secas severas.

AntĂ´nio Paulo, do BNC Amazonas em BrasĂ­lia

Publicado em: 21/01/2025 Ă s 16:38 | Atualizado em: 21/01/2025 Ă s 16:47

As obras de dragagem nos trechos Manaus/Itacoatiara e Coari/CodajĂ¡s, que iniciaram em outubro de 2024, estĂ£o em pleno andamento. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as ações sĂ£o para garantir a navegabilidade dos rios Amazonas e Solimões, que foram fortemente atingidos com as secas em 2023 e 2024.

As obras no rio Solimões, entre os municĂ­pios de Coari e CodajĂ¡s, estĂ£o sendo realizadas na Ă¡rea crĂ­tica do ParanĂ¡ do Abacate, localizada entre a ilha do Juçara e a ilha do Trocari, com uma extensĂ£o aproximada de 30 quilĂ´metros.

A atividade foi iniciada no final de outubro de 2024 e, atĂ© o momento, jĂ¡ foram dragados 1,9 milhĂ£o de metros cĂºbicos de sedimentos.

A operaĂ§Ă£o utiliza a tĂ©cnica de sucĂ§Ă£o e recalque, empregando bombas para remover os sedimentos do fundo do rio. O objetivo Ă© garantir a continuidade da navegaĂ§Ă£o em pontos estratĂ©gicos.

JĂ¡ a dragagem no trecho Manaus/Itacoatiara, a dragagem estĂ¡ sendo realizada pelo navio-draga Hopper Lindway, que partiu dos Estados Unidos e executa o trabalho em um trecho de 200 quilĂ´metros.

O navio realiza a dragagem de pontos crĂ­ticos entre a foz do Rio Madeira e a Costa do Tabocal, com o objetivo de melhorar a navegaĂ§Ă£o e garantir o fluxo contĂ­nuo de insumos para a Zona Franca de Manaus e outras regiões do interior do Amazonas, especialmente por conta da seca que afetou a regiĂ£o.

ManutenĂ§Ă£o aquaviĂ¡ria

Essas obras fazem parte do Plano Anual de Dragagem de ManutenĂ§Ă£o AquaviĂ¡ria (Padma) e do Plano de SinalizaĂ§Ă£o NĂ¡utica do estado do Amazonas.

E tem o intuito de assegurar a navegabilidade em rotas essenciais, como Manaus-Itacoatiara, Tabatinga-Benjamin Constant, Benjamin Constant-SĂ£o Paulo de Olivença e Coari-CodajĂ¡s.

Investimentos de R$ 400 milhões

O investimento total estimado para o projeto Ă© de R$ 400 milhões, com execuĂ§Ă£o prevista ao longo de cinco anos. Isso, segundo o Dnit, Ă© para fortalecer a infraestrutura fluvial e garantir o transporte seguro de mercadorias essenciais para a economia local e regional.

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A seca que afetou o Brasil entre 2023 e 2024 foi considerada uma das mais intensas da histĂ³ria recente. No Amazonas, todas as 62 cidades declararam situaĂ§Ă£o de emergĂªncia devido ao baixo nĂ­vel dos rios, o que impactou diretamente as comunidades ribeirinhas, que enfrentaram sĂ©rias dificuldades no transporte de recursos essenciais.

*Com informações do Dnit

Foto: divulgaĂ§Ă£o