Já circula em Manaus droga sintética que mais mata nos EUA
De acordo com a Receita Federal, foram apreendidas 180 cápsulas de Fentanil.

Publicado em: 25/04/2023 às 11:25 | Atualizado em: 25/04/2023 às 16:00
Pela primeira vez, a Receita Federal apreendeu Fentanil em Manaus. A droga sintética, 50 vezes mais potente do que a heroína e cerca de cem vezes mais potente que a morfina, é a que mais mata nos Estados Unidos (EUA).
A apreensão ocorreu no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios, localizado na Avenida Senador Raimundo Parente, bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo com a Receita Federal, foram apreendidas 180 cápsulas de Fentanil.
Leia mais
Mulheres recheadas de droga são presas pela PF em aeroporto
“A caixa que continha a droga estava saindo de Manaus com destino à Itália e tinha a descrição de que eram cápsulas para emagrecimento”, informou o órgão.
Apreensão de outras drogas
A Receita Federal divulgou um balanço das apreensões feitas entre feriadão e fim de semana. Além de cápsulas de Fentanil, os fiscais apreenderam 8, 8 kg de maconha do tipo skunk.
Nos Correios, os agentes encontraram 1,9 kg de skunk dentro de um sofá infantil.
A droga, detectada no escaner e por cães farejadores, estava saindo de Manaus com destino a Indaiatuba, em São Paulo.
Na sexta-feira (21), agentes da Receita Federal em Manaus, em parceria com a Polícia Civil, alertaram a Receita Federal em Guarulhos (SP) sobre a emissão de passageiros que poderiam estar com drogas escondidas no corpo e dentro de malas.
Os viajantes foram fiscalizados no aeroporto de Guarulhos. “Um estava com 350 g de haxixe preso ao corpo e outro com 6,5 kg de skunk dentro das malas”, destacou a Receita em Manaus.
Na madrugada de sábado (22) para domingo (23), a Receita Federal em Manaus identificou uma mala com 6,9 kg de skunk. O passageiro, que tinha como destino o Rio de Janeiro, foi preso pela Polícia Federal.
Apreensões
No Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no decorrer da semana passada, a fiscalização da Receita Federal apreendeu 39,45 kg de skunk, encontrados em malas de três passageiros que tinham São Paulo como destino. Um dos traficantes fugiu e os outros dois foram presos pela Polícia Federal.
Cuidados
Ao divulgar o volume de apreensões, a Receita Federal também fez um alerta à população. “Muitos casos de contrabando e descaminho, considerados pela população como crimes “menores”, estão ligados ao crime organizado que atua nas fronteiras brasileiras”, enfatizou.
De acordo com o órgão, as organizações criminosas que praticam o tráfico internacional de drogas, armas e munições, usam o mercado ilegal de produtos como forma de financiamento para as ações. “
Leia mais no g1