Duas mil dragas de garimpeiros operam agora no rio Madeira
Denรบncia รฉ de sindicato das empresas transportadoras, afetadas na navegaรงรฃo pela exploraรงรฃo ilegal.

Bruna Lira
Publicado em: 08/04/2025 ร s 16:07 | Atualizado em: 08/04/2025 ร s 16:08
O presidente do Sindicato das Empresas de Navegaรงรฃo Fluvial do Amazonas (Sindarma), Galdino Alencar, fez um novo alerta. Ele denunciou o avanรงo descontrolado da atividade garimpeira nos rios da regiรฃo Norte. Segundo ele, apenas no rio Madeira, mais de 2 mil dragas operam atualmente.
โEstimativas apontam que apenas no Madeira, existam mais de 2 mil dragas em operaรงรฃo neste momento e a maioria em situaรงรฃo irregular e algumas posicionadas no canal de navegaรงรฃo”, afirmou.
A maioria dessas embarcaรงรตes atua de forma irregular. Alรฉm disso, algumas estรฃo posicionadas diretamente no canal de navegaรงรฃo. Isso representa um risco imediato para o trรกfego de embarcaรงรตes comerciais e para a seguranรงa das operaรงรตes fluviais.
Alencar tambรฉm cobrou medidas urgentes. Ele pediu que as autoridades federais e estaduais intensifiquem a fiscalizaรงรฃo e regularizem as atividades de garimpo. Para ele, a presenรงa massiva de dragas ilegais prejudica nรฃo sรณ o meio ambiente, mas tambรฉm o transporte e a logรญstica na regiรฃo amazรดnica.
Para saber mais sobre os garimpeiros, acesse D24 Amazonas
Leia mais
Peixes do rio Madeira tรชm alta contaminaรงรฃo de mercรบrio do garimpo
Foto: BNC Amazonas