Em dois meses, ‘Delphina’ deu alta a 829 vítimas do coronavírus

A marca foi alcançada ontem e foi anunciada no hospital Delphina Aziz como forma de festejar o resultado de sucesso

Mariane Veiga

Publicado em: 26/06/2020 às 14:51 | Atualizado em: 26/06/2020 às 14:53

O Governo do Estado divulgou hoje (26) que o hospital Delphina Aziz atingiu a marca de 829 altas de pacientes do coronavírus (covid-19) em dois meses.

Essa unidade de Manaus é a principal de referência para o tratamento da doença no Amazonas.

A marca foi alcançada ontem e foi anunciada no sistema de som interno do hospital como forma de festejar o resultado de sucesso. Desde o dia 11 de junho, cada alta é divulgada para contagiar de alegria e satisfação tanto o paciente quanto os profissionais do hospital.

O hospital recebe pacientes de média e alta complexidade que são transferidos de outras unidades, da capital e do interior.

 

Leia mais

Coronavírus já matou no Brasil população equivalente à de Humaitá inteira

 

De acordo com a Secretaria de Saúde (Susam), as transferências são reguladas pelo Sistema de Transferência de Emergência Regulada.

Dependendo do estado de saúde, uma pessoa fica internada na unidade de oito a 30 dias. Pacientes internados em UTI, por exemplo, podem ficar até 20 dias nesse leito e mais 15 em leito clínico.

A secretária de Saúde, Simone Papaiz, disse que foram empregamos todos os esforços para atender com qualidade e eficiência. “E esses números provam que estamos atingindo bons resultados”.

 

Capacidade ampliada

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, fez investimentos para ampliar a capacidade de atendimento no hospital.

O número de leitos teve aumento de 166,7%. Antes, o hospital contava com 132 leitos, dos quais 50 eram de UTI. Atualmente são 350 leitos, entre clínicos e de terapia intensiva.

Além do hospital Delphina Aziz, o hospital de Combate ao Covid-19, na zona centro-sul da capital, do Governo do Amazonas, também é referência no atendimento de pacientes graves infectados pelo coronavírus, com 142 leitos clínicos e de UTI.

 

Leia mais

Municípios do AM reveem números e reduzem casos do coronavírus

 

 

Foto: Rell Santos/Secom