O presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, diz que aumentar os voos que conectam o Brasil ao mundo é uma das estratégias da agência que está dando resultado, sobretudo na Amazônia.
Em nota, a agência citou o caso do Amazonas que recebeu, no primeiro semestre deste ano, 18.566 turistas estrangeiros. Dessa forma, o número representa um aumento de 23,37% em relação ao mesmo período do ano passado.
Como resultado, em 2023, o Amazonas recebeu 24.072 turistas internacionais. Este ano, somente até julho, foram 18.566 visitantes de outros países.
De acordo com a Embratur, o Amazonas recebeu turistas aéreos principalmente dos Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e Portugal no primeiro semestre, destacando-se os aeroportos de São Paulo (71,8%), Rio de Janeiro (10,1%) e Brasília (6,9%) como portões de entrada.
“As estratégias de promoção dos destinos brasileiros refletem na atração de mais voos internacionais, convertendo na chegada de mais turistas estrangeiros. E mais turistas visitando o nosso país é geração de emprego e renda e desenvolvimento para as comunidades locais”, avaliou Freixo.
Ao comentar o segundo episódio do Turismo Transforma, websérie produzida pela Embratur que tem como temas os rios Acará, no Pará, e Rio Negro, no Amazonas, Freixo defendeu a região como um dos principais destinos turísticos no país.
“Nós queremos que a Amazônia seja um destino turístico ainda mais relevante e que o Brasil e o mundo venham visitar essa região cada vez mais, contribuindo com o desenvolvimento local, a geração de emprego e renda, e com a preservação da floresta”, assegurou.
O presidente da Embratur comemorou a reportagem de seis páginas da revista internacional especializada em turismo Wanderlust Travel Magazine.
A publicação deu destaques aos destinos amazonenses como o encontro das águas e Teatro Amazonas, em Manaus, e o Festival Folclórico de Parintins.
“Nós da Embratur estamos profundamente comprometidos em promover a região amazônica e todos os seus estados. Temos trabalhado com muita força nisso junto aos governos estaduais, municipais e com empresas do trade turístico da região, e o mundo está vendo esse trabalho. Essa publicação é um exemplo disso. Quando promovemos a sustentabilidade, a nossa diversidade, o mundo vê e quer participar”, disse Freixo.
Promoção
A Embratur está promovendo uma série de webinars, em parceria com o trade do Amazonas (ABAV-AM, Amazonastur, Manauscult e Amazonas Cluster de Turismo), para capacitar associações de turismo, operadores e agentes de viagens do mercado europeu sobre diversidade e oferta de destinos brasileiros da Amazônia.
A programação envolve Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha. A companhia aérea TAP também participa da capacitação, que tem a missão de consolidar Manaus como portão de entrada da Amazônia.
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Campanha internacional
Assim, para promover nos Estados Unidos os principais atrativos da Amazônia, a Embratur lançou uma campanha publicitária para atrair turistas norte-americanos aos destinos da floresta.
Nesse sentido, o slogan “Brazilian Amazon, an inner journey” ou “Amazônia Brasileira, uma jornada interior” traz o conceito de um reencontro interior a partir de reconexão com a natureza no maior e mais importante bioma do mundo.
Portanto, além das peças publicitárias, a Embratur montou uma Galeria Visit Brasil dedicada à Amazônia, em Nova York, e está realizando duas fam tours [passeios familiares] na região.
Foto: Sebrae/Embratur