Empresa dĂ¡ um preço e aumenta na hora da licitaĂ§Ă£o em ManicorĂ©
MP-AM pede Ă Justiça que anule licitaĂ§Ă£o suspeita de ilegalidade.

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas
Publicado em: 17/08/2022 Ă s 15:25 | Atualizado em: 17/08/2022 Ă s 15:25
A empresa A. P. MOITA deu um preço e aumentou na hora da licitaĂ§Ă£o em ManicorĂ©. Por isso, a 1.ª Promotoria de Justiça de ManicorĂ© anulou o PregĂ£o Presencial com Registro de Preço n.º 071/2022 – 1.ª PJMIN.
A representaĂ§Ă£o foi feita pelo Promotor de Justiça VinĂcius Ribeiro de Souza, que prescreve a recomendaĂ§Ă£o.
Sobretudo, a licitaĂ§Ă£o visa a aquisiĂ§Ă£o de cestas bĂ¡sicas para atender o que determina a Lei n.º 979/2021. Essa lei autoriza a distribuiĂ§Ă£o mensal de itens de alimentaĂ§Ă£o para famĂlias carentes do municĂpio de ManicorĂ©.
Segundo o Promotor de Justiça VinĂcius Ribeiro de Souza, nĂ£o houve competiĂ§Ă£o e a mesma empresa A. P. MOITA ganhou a licitaĂ§Ă£o de diversos itens.
AlĂ©m disso, por exemplo, o leite em pĂ³, foram adquiridos com valor acima do mercado.
“Na pesquisa de preço de mercado a referida empresa informou que vendia o item 6, leite pĂ³, por R$ 14,85, entretanto, na proposta enviada Ă ComissĂ£o de LicitaĂ§Ă£o, o preço saltou para R$ 18,85, o que representa aumento de 26,9 por cento em relaĂ§Ă£o ao preço de mercado”, declarou o Promotor de Justiça.
Com a medida, portanto, o MinistĂ©rio PĂºblico visa tambĂ©m a publicaĂ§Ă£o do edital e demais documentos iniciais referentes a todas as licitações realizadas pela Prefeitura de ManicorĂ© no portal da transparĂªncia e no site da Prefeitura.
Ao mesmo tempo, o aviso de licitaĂ§Ă£o deve conter, expressamente, a indicaĂ§Ă£o de que o edital e demais documentos iniciais estĂ£o acessĂveis no site da Prefeitura, Assim como no portal da transparĂªncia, sem exigĂªncia de atendimento presencial nas dependĂªncias da Prefeitura.
Leia mais
MP-AM recomenda anulaĂ§Ă£o de pregĂ£o em ManicorĂ©
Foto: ReproduĂ§Ă£o/MPAM