Empresa de hospitais de Manaus faz upgrade na ISO ambiental

iso

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 19/09/2018 às 18:57 | Atualizado em: 19/09/2018 às 18:57

A empresa amazonense Samel, de hospitais e planos de saúde, recebeu da auditoria Det Norske Veritas (DNV) no último dia 13 a recomendação para elevar o nível do seu sistema de gestão ambiental para a versão 2015 da certificação ISO 14.001.

Essa indicação para upgrade é resultado da gestão da política de preservação ambiental da Samel, constatada em auditoria da DNV.

A versão mais atualizada da ISO vai propiciar à empresa a busca de equilíbrio entre os três pilares da sustentabilidade (meio ambiente, sociedade e economia) e evidenciar a importância da participação da alta direção na melhoria do desempenho ambiental.

Significa que os processos de gestão respeitam o meio ambiente e a direção da Samel possui conhecimento e conscientização ambiental.

 

Sustentabilidade

A Samel é pioneira no Amazonas em possuir uma unidade hospitalar alinhada à política ambiental, com instalações e procedimentos sustentáveis, desenvolvendo ações que contribuem para a preservação da natureza e a redução dos impactos no meio ambiente.

O hospital Oscar Nicolau, inaugurado em setembro de 2017, se destaca dos demais centros médico-hospitalares por utilizar 100% de lâmpadas LED, reduzindo a emissão de gás carbônico (CO2), assim como existe no hospital Samel, pioneiro no país no uso desse recurso.

Além disso, as torneiras dos hospitais têm acionamento automático, reduzindo o desperdício de água, a água da chuva é armazenada e utilizada para determinados fins, painéis solares fotovoltaicos transformam os raios do sol em energia solar, permitindo a geração e uso da própria energia, e os aparelhos de ar condicionados usam tecnologia “inverter”, desenvolvida para reduzir o consumo de energia.

 

Leia mais

Samel inaugura complexo com dois hospitais e três prontos-socorros

 

Sobre a ISO 14.001

A ISO 14.001 é um conjunto de normas reconhecidas internacionalmente que estabelecem requisitos na área ambiental. Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Samel é o único serviço de saúde da região Norte do Brasil a possuir o título.

 

Foto: Divulgação