Empresa pinta aviões de verde em prol da sustentabilidade
Segundo a companhia aérea, o objetivo é materializar as iniciativas de cunho ambiental e lançar novas frentes ligadas à sustentabilidade.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 22/09/2023 às 16:21 | Atualizado em: 22/09/2023 às 17:35
A Gol Linhas Aéreas resolveu inovar e seus aviões vão ter pinturas especiais pelo bem da sustentabilidade ambiental. Sai o laranja e entra o verde na pintura do boeing 737 Max. Segundo a companhia, esta é a aeronave mais moderna e sustentável de sua frota. Dessa forma, na última segunda-feira (18), apresentou sua mais nova aeronave temática, #MeuVooCompensa.
O objetivo é materializar suas iniciativas de cunho ambiental e lançar novas frentes ligadas à sustentabilidade. O evento ocorreu no Aerotech, aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).
Pela primeira vez, o laranja, o cinza e o branco, vistos nos aviões da Gol, dão espaço à cor verde nesta nova aeronave temática. Do mesmo modo, a personalização tem o apoio da fabricante norte-americana Boeing. De um lado, a estampa de #MeuVooCompensa em branco. Na outra face, contornos de árvores que remetem à preservação da natureza.
O voo inaugural com a aeronave temática, G3 1965, ocorreu na noite de segunda-feira (18). A partida saiu às 19h15, de Confins, rumo ao aeroporto de São Paulo/Congonhas.
Ainda em 2021, em setembro, a Gol criou a primeira rota 100% carbono neutro do Brasil: Recife-Fernando de Noronha-Recife. Atualmente, está suspensa por conta de obras de manutenção da pista do aeroporto da ilha. Naquele mesmo ano, foi a vez de instituir Congonhas-Bonito-Congonhas como a segunda rota brasileira 100% carbono neutro.
Em ambas as rotas carbono neutro, a companhia e a Moss assumem a compensação total de carbono dos voos, sem nenhum custo adicional a quem voa.
Novas iniciativas
A aeronave verde da Gol vem cheia de novidades: com seu lançamento, a companhia anuncia a parceria com a eureciclo. Por meio dela, garante compensar 200% dos resíduos recicláveis descartados a bordo.
Ou seja, para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio descartada a bordo, a companhia compensará com a reciclagem de outras duas embalagens. A ação fica acima dos 22% de reciclagem exigidos pela legislação brasileira.
Somente no primeiro ano da parceria Gol e eureciclo, serão compensadas mais de 1 mil toneladas de resíduos gerados em embalagens pós-consumo, segundo estimativa.
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Combustível sustentável
A Gol anunciou, ainda para este mês de setembro, o início das operações-piloto de compensação de combustível sustentável de aviação (SAF). Nesse caso, a Gol reivindica o uso de determinada quantidade de combustível sustentável a outra companhia aérea. E, com isso, receberá os créditos de carbono advindos dessa compensação.
No próximo mês de outubro, a Gol irá comemorar os 10 anos do primeiro voo comercial movido a biocombustível no Brasil. A realização pioneira ocorreu em 2013 na rota São Paulo-Brasília. Ao todo, a empresa já operou mais de 360 voos com bioquerosene.
#MeuVooCompensa
Já a campanha #MeuVooCompensa nasceu em junho de 2021, de uma parceria entre a Gol e a climatech Moss. Assim sendo, a parceria disponibiliza, no Brasil e América Latina, a possibilidade de os clientes compensarem voluntariamente a sua pegada de carbono individual deixada por cada viagem.
De acordo com a companhia, em dois anos do lançamento do projeto #MeuVooCompensa, foram compensadas 15,4 mil toneladas de CO² de maneira voluntária pelos clientes. Isso ocorreu nas rotas carbono neutro da Gol: Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito.
Esse montante de CO² equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano. Ou ainda a 2.217.562 árvores preservadas, por um ano, assim como à manutenção de 4.674 campos de futebol de natureza nativa.
Preservação ambiental
“O lançamento do nosso avião #MeuVooCompensa é de enorme importância para a Gol, pois, vamos levar a mais de 75 destinos e a milhares de clientes, que voam conosco todos os dias. Esta é, portanto, uma mensagem muito urgente e muito importante: a preservação do meio ambiente”, afirmou Celso Ferrer, diretor-executivo da Gol.
Segundo ele, há mais de 12 anos a companhia desenvolve ações para mitigar o impacto dos voos na natureza. Agora, com o lançamento da aeronave, fortalece, consolida e divulga o compromisso com a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, convida a todos para se engajarem neste propósito.
“Em 2021, apresentamos a campanha #MeuVooCompensa, com a inédita neutralização individual e voluntária de carbono para clientes. Com isso, assumimos o desafio de buscar e compartilhar o conhecimento não só com o time de águias (tripulação), mas com toda a sociedade. Pois, acreditamos que somente com a responsabilidade compartilhada teremos novos tempos para a terra”, ressaltou Ferrer.
Compensação de carbono
A compensação de carbono em voos nacionais e internacionais da Gol, disponível desde 5 de junho de 2021, é realizada por meio do MCO2. Este é, portanto, o primeiro token verde totalmente global registrado em blockchain, criado pela Moss.
O valor gerado pela transação do token destina-se a neutralizar a emissão de CO² a partir do apoio a projetos ambientais certificados com atuação na Amazônia.
Desde o início deste ano a Gol possibilita que seus clientes voem já com a pegada de carbono compensada. Para isso, a compensação é feita durante o ato da compra da passagem, assim como se adquire uma franquia de bagagem ou um assento Gol + Conforto.
Alternativas
Porém, outras opções de neutralização do CO² continuam vigentes. Neste caso, é possível compensar também trechos já comprados ou voados.
Todas elas, no entanto, dão direito a um certificado de compensação individual. Como segunda opção, após a compra da passagem aérea, o passageiro é convidado via e-mail a neutralizar voluntariamente o CO2 emitido pelo seu voo.
Como terceira alternativa, o passageiro pode entrar a qualquer momento no site da Gol, buscar por “Sustentabilidade” e em seguida clicar em “Calcule sua Pegada”.
Em suma, ele encontra uma calculadora, desenvolvida pela Gol+Moss. Dessa forma, a operação é capaz de calcular, em tonelada (tCO2e), a quantidade de carbono emitida pelos voos, com o custo de neutralização exibido em reais.
Fotos: divulgação