Enchente no Acre leva município do Amazonas a situação de emergência
O secretário da Defesa Civil, Ismael Dutra, disse que quase toda a zona rural do município já foi atingida pelo fenômeno.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 05/03/2024 às 08:50 | Atualizado em: 05/03/2024 às 08:50
A enchente no Acre levou ontem (4) o município de Envira, no interior do Amazonas, a decretar situação de emergência em razão da cheia dos rios Tarauacá e Envira.
Segundo a Defesa Civil municipal, o rio Tarauacá está medindo 16,25 metros e a previsão é de que as águas continuem subindo nos próximos dias. A informação é do g1.
Conforme a publicação, o Acre ja enfrenta uma cheia histórica em 2024
Dessa forma, cerca de 17 das 22 cidades acreanas estão em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés.
Como resultado, o problema também tem afetado municípios amazonenses, como Envira e Boca do Acre, que ficam na fronteira com o estado vizinho.
Ainda de acordo com o g1, o secretário da Defesa Civil, Ismael Dutra, disse que quase toda a zona rural do município já foi atingida pelo fenômeno.
Assim, o órgão teme que, neste ano, o rio alcance a marca da cheia recorde, registrada em 2021, quando as águas que banham a cidade atingiram pouco mais de 17 metros.
Hoje, 90% de toda a nossa zona rural, que fica no Rio Tarauacá Alto e no Rio Envira Alto, já foi afetada. Todas as aldeias indígenas que ficam no Rio Tarauacá Alto também já foram atingidas pela enchente. Nesse sentido, o prefeito em exercício do município, Lira Castro, decretou situação de emergência na cidade, explicou o chefe da Defesa Civil.
Leia mais no g1.
Leia mais
Cheia no rio Acre atinge 17,52 m e eleva riscos de alagamentos
Município do AM pode ser inundado pela cheia no Acre
Foto: Defesa Civil