Entidade desmente notícia de site de RO sobre investimento da Samsung
Instituto Sidia confirma, contudo, que estuda instalar unidade em Porto Velho, mas não fala em valores de investimento

Aguinaldo Rodrigues
Publicado em: 06/01/2022 às 15:20 | Atualizado em: 06/01/2022 às 15:20
A notícia publicada nesta quarta (5) pelo site Expressão Rondônia de que o instituto Sidia estaria levando investimento de R$ 1 bilhão para Porto Velho (RO), via Samsung, é desmentida pela entidade de pesquisa em tecnologia.
No entanto, confirma que estuda a instalação de uma unidade na capital rondoniense. Porém, “não divulga valores de investimentos e detalhes técnicos dos projetos”.
Conforme o instituto Sidia, nenhuma informação oficial sobre o assunto foi divulgada. Dessa forma, desmente a publicação do site de Rondônia quanto ao valor do investimento e plano da Samsung. A empresa coreana da ZFM é apenas uma das suas parceiras, afirmou.
A boa nova, que representaria ampliação dos benefícios decorrentes da Zona Franca de Manaus (ZFM), foi replicada por este site.
“Não é virtual, como os projetos que a empresa cria. É real. Rondônia está prestes a receber, com chances de ser ainda este ano, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Sídia Instituto de Tecnologia, uma das subsidiárias da Samsung”.
Foi assim que o Expressão Rondônia abriu sua informação. Nesta manhã (6), contudo, o link já não levava à matéria, mas apenas à home do site. Na pesquisa, ela também não é encontrada.
Contudo, por meio do código-fonte da publicação, o BNC Amazonas teve acesso à matéria completa do Expressão Rondônia, reproduzida abaixo.
Leia mais
Empresa da ZFM assina contrato com TSE para produzir urnas eletrônicas
Nota do Sidia
Segue nota de esclarecimento do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia:
O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, como instituto de pesquisa independente sem fins lucrativos, esclarece que a matéria publicada com o tema “Com a gigante Samsung, ZFM estende investimentos em Rondônia”, não encontra respaldo em nenhum registro oficial de nosso instituto.
O Sidia afirma que está sendo realizado um estudo para uma possível implantação de uma unidade em Porto Velho (RO) e reforça que não divulga valores de investimentos e detalhes técnicos dos projetos.
O Sidia reitera que é um instituto independente e que a Samsung é apenas um parceiro do negócio, assim como outras empresas do mercado.
A notícia do Expressão de Rondônia
QUARTA-FEIRA 05 JANEIRO 2022
Samsung vai montar fábrica em Rondônia este ano e oferecerá, de imediato, dois mil empregos diretos
Sérgio Pires | OPINIÃO DE PRIMEIRA – Não é virtual, como os projetos que a empresa cria. É real. Rondônia está prestes a receber, com chances de ser ainda este ano, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Sídia Instituto de Tecnologia, uma das subsidiárias da Samsung, a empresa nascida na Coreia do Sul em 1938, que está no Brasil desde 1986 e que é uma das maiores do Planeta, no mundo da tecnologia.
O Sídia chegará a Rondônia com investimentos iniciais de mais de 1 bilhão de reais e, tão logo inicie sua produção, abrigará, de imediato, dois mil trabalhadores. Isso mesmo: dois mil postos de trabalho diretos.
Sem dúvida será um grande salto para a economia do Estado, até porque ela poderá ser a primeira de muitas que estariam também pensando em se transferir para a Capital rondoniense, deixando a zona franca de Manaus.
As conversações estão adiantadas, a tal ponto que uma importante faculdade rondoniense, a Uniron, vai formar profissionais da Engenharia da Computação para serem absorvidos pela nova empresa que está chegando.
O governo de Rondônia está liderando as negociações e as pesadas obras programadas para o mais rápido possível, na área do Distrito Industrial de Porto Velho, que abrigará a empresa, fazem parte do pacote de contrapartidas que o Estado dará para receber uma organização de grande porte.
O Instituto Sidia tem expertise no desenvolvimento de projetos de Realidade Virtual e Aumentada, além de programas para celulares.
Alguns dos projetos de VR (Virtual Reality) como VR Gallery, Home, PCVR Gallery e Steam foram criados com o objetivo de criar uma interface entre o usuário e um sistema operacional, através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, para dar a sensação de presença em um ambiente virtual diferente do real.
Porto Velho está se preparando para receber esta grande empresa, na área da tecnologia. Ela estaria deixando Manaus e aproveitando que Rondônia também faz parte da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), através da extensão em Guajará Mirim) para vir para nosso Estado.
E não seria a única. Outras organizações estariam com projeto semelhante, até porque o custo do transporte dos seus produtos, via Manaus, tem se tornado cada vez mais caro.
Ao encurtar em cerca de 900 quilômetros sua ligação com o resto do Brasil, porque a BR-319 totalmente asfaltada ainda é apenas sonho, os custos diminuiriam bastante e seria vantajosa a mudança.
Afora isso, Porto Velho se encontra numa posição geográfica muito positiva para voos diretos para a Ásia, China e Costa Oeste dos Estados Unidos.
É por isso que a empresa francesa que adquiriu o aeroporto Jorge Teixeira, quer torná-lo alfandegado, para voos internacionais, ainda este ano.
Portanto, entramos 2022 com esta excelente notícia para todos os rondonienses.
Foto: Reprodução/internet