Escola de S. Gabriel representa Amazonas em evento da Unesco

Publicado em: 10/09/2019 às 13:45 | Atualizado em: 10/09/2019 às 13:45
A escola estadual Tenente Antônio João, do município de São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros de Manaus), representará o Amazonas no Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco (PEA-Unesco), de 11 a 13 próximos.
O evento acontece na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, e contará com convidados e palestrantes nacionais e internacionais, além de aproximadamente 900 educadores de todo o Brasil.
Um dos pontos altos do encontro deste ano, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de trocas entre os educadores e promover a formação sobre temas centrais da educação, serão as atividades voltadas ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, das quais a escola de São Gabriel da Cachoeira fará parte.
A escola envia Carlos Sávio Gaspar (gestor), Gina da Silva (professora), Greison da Silva e Suzieli Delia, estudantes para apresentar o projeto pedagógico da unidade.
Além deles, a delegação amazonense terá mais 11 participantes, entre gestores e servidores de educação. Eles fazem parte das equipes das demais escolas que integram o PEA-Unesco.
Segundo Gaspar, a participação no encontro será uma oportunidade de socialização de experiências. “Esperamos que essa conferência resulte em uma aproximação no processo de construção do conhecimento entre os participantes. Vamos aproveitar essa chance para revitalizar e divulgar o nosso trabalho”.
PEA-Unesco
O Programa de Escola Associadas (PEA) é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criada em 1953 com o objetivo de trabalhar pela ideia da cultura da paz.
Hoje o programa conta com cerca de 8 mil escolas em 177 países ao redor do mundo.
No total, seis unidades de ensino do Amazonas integram o PEA: as escolas estaduais Cacilda Braule Pinto, Professora Roxana Pereira Bonessi, Augusto Carneiro dos Santos e Tenente Antônio João; a escola municipal Zoraida Ribeiro Alexandre e a escola Nilton Lins.
Leia mais
Brasil assume área cultural dos países do Mercosul
Foto: Cleudilon Passarinho/Secom