Estudante no AM pode ter identidade gratuita, propõe deputada ao governo

A motivação para concessão da meia entrada está na geração de incentivos para aumentar o consumo de bens e serviços culturais

Estudante no AM pode ter identidade gratuita

Da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 23/03/2021 às 20:02 | Atualizado em: 24/03/2021 às 13:52

A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) apresentou hoje (23) indicação ao governador Wilson Lima (PSC) para que a carteira de identificação estudantil seja gratuita na rede pública.

Atualmente, para usufruir do benefício da meia entrada, os estudantes devem comprovar sua condição por documento emitido por entidades, por exemplo, União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Só que mediante pagamento de R$ 35.

Conforme a deputada, o objetivo é oferecer essa identificação gratuitamente.

“Para um estudante de baixa renda, principalmente da rede pública, o valor para emissão de carteira é muito oneroso, o que prejudica seu sustento, subsistência e também o acesso aos benefícios conferidos em lei quanto ao pagamento de meia entrada”, comentou.

Acesso a eventos

Segundo Nejmi, o acesso aos eventos e espetáculos culturais, artísticos e esportivos é de grande valia para a formação do cidadão.

“Permitir a emissão pelo Governo do Estado da carteira de identidade estudantil gratuitamente e digitalmente o estudante terá maiores possibilidades de participar de eventos”, completou.

A motivação para concessão da meia entrada está na geração de incentivos para aumentar o consumo de bens e serviços culturais por parte de estudantes.

Assim, tenham acesso a salas de cinema, clubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.

Dessa forma, a proposição também visa contar com uma formação complementar ao conteúdo formal oferecido em sala de aula.

Leia mais

Deputada quer exame de conização obrigatório para mulheres do Amazonas

Foto: Alexsander Alves/Divulgação