Evangélicos investem em indígenas na região do Vale do Javari, denuncia Cimi
Nota de conselho indigenista fala "em exploração comercial de terras por um projeto genocida de Governo”

Israel Conte, redação do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 10/03/2020 às 06:06 | Atualizado em: 10/03/2020 às 06:38
Integrantes da Missão Novas Tribos do Brasil, entidade que evangeliza indígenas no país desde 1950, entraram em aldeias do povo Deni do rio Xeruã, região do rio Purus, no município de Itamarati.
De acordo com nota da Assessoria de Comunicação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os indígenas relataram que um grupo esteve entre os dias 19 e 26 de fevereiro na aldeia Morada Nova, Rio Xeruã, no interior da Terra Indígena Deni.
Para lá teriam se deslocado com apoio de pessoas de uma família Deni que mora na cidade.
Missionários frequentes
Em nota, a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) denuncia que as visitas de missionários são frequentes na região.
O documento fala que “alguns missionários vêm intensificando ações de cooptação de indígenas, sobretudo jovens estudantes”.
A nota alerta que “o objetivo é desestabilizar as ações do Movimento Indígena, dar a largada para uma corrida pela ‘conquista de almas’ por religiosos fundamentalistas e desbloquear os entraves para a exploração comercial de nossas terras por um projeto genocida de Governo”.
Associação do Povo Deni do Rio Xeruã (ASPODEX) se manifestou contra a visita de missionários fundamentalistas.
Conforme cumprimento a uma decisão de assembleia do povo segundo a qual não admitiriam em suas aldeias presença que não estivesse de acordo com suas tradições.
Pretexto
De acordo com relatos dos indígenas, os missionários utilizaram o pretexto de que só querem conhecer o povo e ajudar.
“Eles teriam levado um médico, uma pessoa para realizar um torneio com o povo e usaram como transporte um avião que pousa n’água e, no período da noite”.
Além disso, outros testemunhos informam que houve “cultos com a presença de indígenas de outros povos levados pelos próprios missionários”.
Para algumas lideranças, os membros da Missão Novas Tribos teriam dito que poderiam ajudar o povo Deni com a construção uma pista de pouso para ir direto para a aldeia.