Ex-procurador Vicente Cruz no banco dos réus como mandante de crime

Publicado em: 05/10/2017 Ă s 14:00 | Atualizado em: 05/10/2017 Ă s 14:16
A 2ª Vara do Tribunal do JĂºri da Comarca de Manaus realizarĂ¡, nesta sexta-feira (6), a partir das 8h30, a sessĂ£o de julgamento do ex-procurador de Justiça Vicente Augusto Cruz de Oliveira, no plenĂ¡rio Juiz Luiz Augusto Santa Cruz Machado, no FĂ³rum Ministro Henoch Reis, localizado no bairro de SĂ£o Francisco, zona Sul da capital.
Nesta quinta-feira (5), o juiz AnĂ©sio Rocha Pinheiro, titular da Vara, negou o pedido de adiamento feito pela defesa, seguindo entendimento do MinistĂ©rio PĂºblico.
Cruz (foto) foi pronunciado em maio de 2013, por tentativa de homicĂdio qualificado mediante pagamento ou promessa de recompensa, crime de formaĂ§Ă£o de quadrilha e bando armado, conforme o processo nº 0215832-55.2010.8.04.0001. Ele Ă© acusado de crime contra o entĂ£o procurador de Justiça do Estado do Amazonas e hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Luiz Campbell Marques.
Segundo a sentença de pronĂºncia, houve comprovaĂ§Ă£o dos indĂcios de homicĂdio tentado, mediante valor pago e promessa de recompensa: o acusado teria adiantado parte do dinheiro aos pistoleiros, com a promessa de que entregaria o restante apĂ³s a execuĂ§Ă£o da vĂtima, de acordo com os autos.
A sessĂ£o foi agendada apĂ³s o STJ nĂ£o conhecer do Recurso Especial interposto pela defesa do acusado e o trĂ¢nsito em julgado da decisĂ£o.
 Outros réus
Quatro rĂ©us do caso jĂ¡ foram julgados em junho de 2016.
Maria JosĂ© Dantas da Silva, Jane da Silva Santos, Lenilson Braga da Silveira e Osvaldo Silva Bentes foram condenados em 1º grau a penas que variam de 12 a 16 anos de prisĂ£o.
Quanto ao réu Elson dos Santos Moraes, também pronunciado, teve o processo desmembrado e encontra-se em fase de recurso.
Fonte: Assessoria
Foto: ReproduĂ§Ă£o/DeAmazĂ´nia