Exército avança na criação do Campus IME em Manaus
Força amplia diálogo para implantar campus do Instituto Militar de Engenharia em Manaus.

Publicado em: 16/07/2025 às 20:08 | Atualizado em: 16/07/2025 às 20:09
O Exército Brasileiro intensificou, nesta quarta-feira (16/7), o diálogo com a sociedade civil e instituições de fomento para viabilizar a criação do Campus do Instituto Militar de Engenharia (IME) em Manaus. Em reunião com mulheres influenciadoras da capital, o general de Divisão Galdino detalhou o projeto, que busca descentralizar investimentos em educação tecnológica e fortalecer o papel estratégico da Amazônia.
O encontro integra uma série de articulações iniciadas com o prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior, e representantes de universidades federais e estaduais.

“A criação do IME em Manaus é um passo concreto para trazer tecnologia de ponta ao coração da Amazônia”, afirmou o general Galdino. Ele defendeu que o Norte e o Nordeste precisam de investimentos em ciência, engenharia e defesa.
O campus será provisoriamente instalado no Instituto de Pesquisa do Exército na Amazônia (Ipeam), dentro do 4º Centro de Geoinformação (CGEO), e contará com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme destacou a vice-reitora Kátia Couceiro.
Ainda com estrutura limitada, o instituto deverá ser ampliado com apoio político, especialmente dos senadores do Amazonas, para se tornar um polo de engenharia de defesa.
Durante o dia, o General também se reuniu com a diretora da Fapema, profa. Dr. Márcia Perales, para discutir apoio com bolsas de pós-graduação aos futuros alunos.
O curso inicial será interdisciplinar, com foco em Engenharia de Defesa, voltado à formação de profissionais para a Base Industrial de Defesa, setor com alto impacto econômico e empregabilidade, segundo a CNI.
Leia mais
Exército e prefeitura articulam campus do IME em Manaus
O modelo proposto segue exemplos bem-sucedidos, como o do Ceará, e reforça a integração entre Defesa, Academia e Indústria, consolidando o papel estratégico da Amazônia no cenário nacional de inovação.
Fotos: divulgação